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Título: A presença das variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The presence of linguistic variations in Portuguese language textbooks
Autor(es): Santos, Keila de Cássia Sousa dos
Orientador(es): Silva, Jeiviane Justiniano da
Palavras-chave: Variação linguística;Livro didático;Língua Portuguesa
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Keila de Cássia Sousa dos. A presença das variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesa. 2018. 31 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Neste trabalho, analisamos o modo como as variações linguísticas são tratadas em dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa, mais precisamente nos volumes direcionado aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para tanto, selecionamos, como material de investigação, a obra Português Linguagem, de autoria de William Cereja e Thereza Cochar (2015) e a obra Vontade de saber Português, de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto (2012). Para a análise, seguimos os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A justificativa manifesta-se pela importância de um conhecimento mais aprofundado dos livros didáticos que estão sendo usados nas escolas e pela necessidade de abordar, de forma contínua e reflexiva, a diversidade linguística no contexto escolar. A pesquisa teve como parâmetros principais os estudos de Bagno (1999,2007), Bortoni - Ricardo (2004, 2005) e Irandé Antunes (2007). Os resultados mostram que as variações linguísticas regionais e sociais ocupam poucos espaços nos livros didáticos analisados, pois a preocupação desses instrumentos de ensino ainda se concentra nos exercícios normativos e prescritivos, do certo e do errado, do uso da língua. Palavras-chave: Variação linguística; Livro didático; Língua Portuguesa.
Abstract: In this paper, we analyze how the linguistic variations are treated in two Portuguese Language Textbooks, more precisely in the volumes directed to students of the 6th year of primary schools in the public network. For that, we selected, as research material, the book Português Linguagem, authored by William Cereja and Thereza Cochar (2015) and the book Vontade de saber Português, by Rosemeire Alves and Tatiane Brugnerotto (2012). For the analysis, we followed the criteria established by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). The justification is manifested by the importance of a deeper knowledge of the textbooks being used in schools and the need to address, in a continuous and reflective way, the linguistic diversity in the school context. The research had as main parameters the studies of Bagno (1999,2007), Bortoni - Ricardo (2004, 2005) and Irandé Antunes (2007). The results show that the regional and social linguistic variations occupy few spaces in the analyzed textbooks, because the concern of these teaching instruments still focuses on normative and prescriptive exercises, of right and wrong, of language use. Keywords: Linguistic Variation; Textbook; Portuguese Language.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4239
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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