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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Keila de Cássia Sousa dos-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T17:47:58Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Keila de Cássia Sousa dos. A presença das variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesa. 2018. 31 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4239-
dc.description.abstractIn this paper, we analyze how the linguistic variations are treated in two Portuguese Language Textbooks, more precisely in the volumes directed to students of the 6th year of primary schools in the public network. For that, we selected, as research material, the book Português Linguagem, authored by William Cereja and Thereza Cochar (2015) and the book Vontade de saber Português, by Rosemeire Alves and Tatiane Brugnerotto (2012). For the analysis, we followed the criteria established by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). The justification is manifested by the importance of a deeper knowledge of the textbooks being used in schools and the need to address, in a continuous and reflective way, the linguistic diversity in the school context. The research had as main parameters the studies of Bagno (1999,2007), Bortoni - Ricardo (2004, 2005) and Irandé Antunes (2007). The results show that the regional and social linguistic variations occupy few spaces in the analyzed textbooks, because the concern of these teaching instruments still focuses on normative and prescriptive exercises, of right and wrong, of language use. Keywords: Linguistic Variation; Textbook; Portuguese Language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleA presença das variações linguísticas nos livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe presence of linguistic variations in Portuguese language textbookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:47:58Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Jeiviane Justiniano da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152237100558108pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos o modo como as variações linguísticas são tratadas em dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa, mais precisamente nos volumes direcionado aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para tanto, selecionamos, como material de investigação, a obra Português Linguagem, de autoria de William Cereja e Thereza Cochar (2015) e a obra Vontade de saber Português, de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto (2012). Para a análise, seguimos os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A justificativa manifesta-se pela importância de um conhecimento mais aprofundado dos livros didáticos que estão sendo usados nas escolas e pela necessidade de abordar, de forma contínua e reflexiva, a diversidade linguística no contexto escolar. A pesquisa teve como parâmetros principais os estudos de Bagno (1999,2007), Bortoni - Ricardo (2004, 2005) e Irandé Antunes (2007). Os resultados mostram que as variações linguísticas regionais e sociais ocupam poucos espaços nos livros didáticos analisados, pois a preocupação desses instrumentos de ensino ainda se concentra nos exercícios normativos e prescritivos, do certo e do errado, do uso da língua. Palavras-chave: Variação linguística; Livro didático; Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. Parábola, 2007. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. Edições Loyola, 1999. __________. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2007. 31 BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. Parábola, 2004. __________. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. Parábola, 2005. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. (2007). Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Brasília: MEC.(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2008/pnld08_lingportuguesa.pdf). Acesso em: 5 de setembro de 2018. BRASIL. Ministério da Educação. (2007). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Brasília: MEC.(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf). Acesso em: 5 de setembro de 2018. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua portuguesa – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016. 98 p. DIONISIO, Angela Paiva (Ed.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Lucerna, 2005. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. 120 p.: il. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. O livro didático de português: múltiplos olhares, v. 2, p. 21-34, 2001. OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba: Editora UFPR, n. 35, p. 211-221, 2009. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Para que ensinar teoria gramatical. Revista de estudos da linguagem, v. 10, n. 2, p. 135-231, 2002. SCHERRE, Maria Marta Pereira. Verdadeiro respeito pela fala da outro: realidade possível. Revista Letra, v. 8, n. 1, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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