Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Hiago Alves | - |
dc.date.available | 2022-09-15 | - |
dc.date.available | 2022-09-15T20:26:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Hiago Alves. Vozes ao abismo: a (des)contrução narrativa em os detetives selvagens. 2019. 13 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4206 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the novel The Savage Detectives (1998), by in the light of Mikhail Bakhtin's ideas, especially regarding the study of voices in the novel and the the voices in the novel and the question of the other-self, and Theordor Adorno, especially to understand the understand the question of the situation of the contemporary novel. To achieve the purposes the analysis is divided into three parts, which aim to highlight the three levels of relations that the second part of the novel relations that the second part of the novel develops: the first being the narrators and character-author; the second aims to highlight the isonomous relationship of the accounts with each other and the third the relationship of the narrators with the protagonists, Ulises Lima and Arturo Belano. KEY WORDS: Wild Detectives, Roberto Bolaño; barbarism; Hispanic American Literature | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Detetives Selvagens | pt_BR |
dc.subject | Roberto Bolaño | pt_BR |
dc.subject | Barbárie | pt_BR |
dc.subject | Literatura Hispano-americana | pt_BR |
dc.title | Vozes ao abismo: a (des)contrução narrativa em os detetives selvagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Voices to the abyss: narrative (un)construction in the wild detectives. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T20:26:26Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Cavalheiro, Juciane dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8629828786064536 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance Os Detetives Selvagens (1998), de Roberto Bolaño, à luz das ideias de Mikhail Bakhtin, sobretudo quanto ao aspecto do estudo das vozes no romance e da questão eu-outro, e de Theordor Adorno, especialmente para compreender a questão da situação do romance contemporâneo. Para atingir os propósitos, optou-se por dividir a análise em três partes, que têm como objetivo salientar os três níveis de relações que a segunda parte do romance desenvolve: o primeiro sendo a relação narradores e personagem-autor; a segunda visa salientar a relação isônoma dos relatos entre si e a terceira a relação dos narradores com os protagonistas, Ulises Lima e Arturo Belano. PALAVRAS-CHAVE: Detetives Selvagens, Roberto Bolaño; barbárie; Literatura Hispano-americana | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. (org.). Notas de Literatura I. São Paulo: editora 34, 2006. p. 55-63. AGABEM, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autentica editora, 2015. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6º.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BENJAMIN, Walter. O autor como produtor: conferência pronunciada no instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: ______. (org.). Magia e Técnica, Arte e Política. 7°.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 120-136. BOLAÑO, R. Entre Paréntesis. 5.ed. Barcelona: Anagrama, 2011. ______. Os Detetives Selvagens. São Paulo: companhia das letras, 2006. ______. 2666. São Paulo: companhia das letras, 2010. _____. O espírito da ficção científica. São Paulo: companhia das letras, 2017. GRALDO, Rafael Gutiérrez. Roberto Bolaño: fragmentos de um discurso vazio. Rio de Janeiro: revista escrita, 2007. HOSIASSON Laura. El vagabundeo esencial de Roberto Bolaño. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 1, n. 1, 2011. LYRA, Clarisse. Los detetives salvajes, sua promessa de sentido. In: PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira. Toda a Orfandande do Mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário, 2017. p. 135-148. PAZ SOLDÁN, Edmundo; FAVERÓN PATRIAU, Gustavo. Bolaño Salvaje. 1.ed. Barcelona: Candaya, 2008. PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira. Toda a Orfandande do Mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário, 2017. PINHEIRO, Tiago Guilherme. Três Quadros em Quarto: A Poesia lança um olhar para a cena do crime. In: PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira. Toda a Orfandande do Mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário, 2017. p. 95-121 SONTAG, Susan. A estética do silêncio. In: ______. (org.). A Vontade Radical. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 10-43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Romance | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vozes ao abismo- a (des)contrução narrativa em os detetives selvagens.pdf | 206,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.