Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conceição, Rilner Moreira da | - |
dc.date.publication | 2017-08-18T16:46:18Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T16:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/416 | - |
dc.description.abstract | Buscando uma forma de atingir o estudante com eficiência e dar suporte ao professor nos temas que exigem criatividade didática,selecionaram-se alguns aplicativos de dispositivos móveis que oferecem recursos, incluindo audiovisuais para o tema trigonometria, aproveitando a oferta de conteúdo da internet, a acessibilidade e o compartilhamento de informações, fez-se uso de equipamentos que permitissem a livre exploração desses recursos pelos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus, com a expectativa de que avaliassem cada recurso como atividade, vídeo aula e facilidade de manuseio,e que analisassem também a sua possível utilização como complementodos estudos.Os estudantes responderam a um questionário , numa abordagem qualitativa – descritivaanalisando dois dos cinco aplicativos selecionados nesta pesquisa, sendo eles CEMEAM e GABARITANDO ENEM. Os demais aplicativos que não constaram no questionário foram: G1 ENEM e EDU.app, estes apresentaram proposta singular ou não funcionamento do aplicativo. De maneira geral o aplicativo GABARITANDO ENEM leva vantagem nas avaliações da maioria dos itens, embora os dois aplicativos tenham recebido bom julgamento nas vídeo aulas, o aplicativo CEMEAM se sobressai apenas no item que avalia a dificuldade das atividades. O tema trigonometria foi escolhido como único assunto a ser explorado pelos estudantes, o mesmo foi escolhido por sua importância na sequência dos estudos do ensino médio como a forma trigonométrica dos números complexos, função trigonométrica seno, cosseno, tangente e a mecânica clássica na física, além ser um dos temas que carece de recursos midiáticos para dar suporte ao professor na explanação em sala de aula. | en |
dc.language.iso | other | en |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | en |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aplicativos educacionais | en |
dc.subject | Trigonometria | en |
dc.subject | Vídeo aulas | en |
dc.title | Um olhar sobre o ensino da trigonometria em aplicativos de dispositivos móveis para alunos da 1ª série do ensino médio | en |
dc.title.alternative | A look at the teaching of trigonometry on mobile apps for students of the 1st year of high school | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | en |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA TRIGONOMETRIA EM APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSI.pdf | 277,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons