DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Titel: Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator
Sonstige Titel: Scenic movement: the preparation and expressiveness of the actor's body
Autor(en): Oliveira , José Eduardo Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Daniely Peinado dos
Stichwörter: Movimento;Corpo;Expressividade;Experimentação;Movement;Body;Expressiveness;Experimentation
Erscheinungsdatum: 30-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: OLIVEIRA, José Eduardo Barbosa de. Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência realizada no laboratório corporal criativo que buscou vivenciar possiblidades de preparação corporal, desenvolvendo a percepção, eixo corporal, equilíbrio, tônus muscular, movimentos cênicos e expressividade no corpo do artista da cena. A discussão parte da minha vivência artística como artista que pensa em deixar o corpo disponível para experimentações corporais físicas. Embasada na crítica de processos criativos (SALLES, 2007), a pesquisa se pauta na memória e vivência artística, no processo criativo Antes que eu morra (2021), além de relatos, entrevistas, trazendo os artistas Klauss Vianna (2005) e Lúcia Romano (2007) como teóricos principais. Como resultado, pude olhar a construção artística do processo e refletir escolhas dos elementos estéticos presentes.
Zusammenfassung: This work aims to describe the experience carried out in the creative body laboratory that sought to experience possibilities of body preparation, developing perception, body axis, balance, muscle tone, scenic movements and expressiveness in the scene artist's body. The discussion starts from my artistic experience as an artist who thinks about making the body available for physical bodily experiments. Based on the criticism of creative processes (SALLES, 2007), the research is based on memory and artistic experience, on the creative process Antes que eu morra (2021), in addition to reports, interviews, bringing the artists Klauss Vianna (2005) and Lúcia Romano (2007) as main theorists. As a result, I was able to look at the artistic construction of the process and reflect on the choices of the aesthetic elements present.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Movimento cênico.pdfArquivo principal.433,94 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.46,06 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.