DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4071
Título: Crenças sobre o ensino de matemática: um estudo com professores do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Beliefs about teaching mathematics: a study with elementary school teachers
Autor(es): Santos, Tatiana de Castro dos
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Crenças;Ensino de Matemática;Avaliação
Data do documento: 18-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Tatiana de Castro. Crenças sobre o ensino de matemática: um estudo com professores do ensino fundamental. 2022. 15f TCC ( Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na cidade de Parintins-AM com o objetivo geral de compreender o que nos revelam as crenças sobre o ensino de matemática demostradas por professores do Ensino Fundamental e suas possíveis influências no processo de ensino no contexto escolar. A técnica usada na construção de dados foi o questionário com perguntas abertas aplicado a doze professores do Ensino Fundamental I e II que ensinam matemática em escolas públicas de Parintins. Os resultados indicam que as crenças vigentes no ambiente escolar são múltiplas e tanto influenciam como sofrem influência das estratégias que os professores adotam para ensinar e avaliar a matemática ensinada.
Abstract: This article presents the results of a qualitative research developed in the city of Parintins-AM with the general objective of understanding what the beliefs about mathematics teaching revealed by elementary school teachers and their possible influences on the teaching process in the school context reveal to us. The technique used in the construction of data was the questionnaire with open questions applied to twelve elementary school teachers I and II who teach mathematics in public schools in Parintins. The results indicate that the prevailing beliefs in the school environment are multiple and both influence and are influenced by the strategies that teachers adopt to teach and evaluate the mathematics taught.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4071
Aparece nas coleções:TMP-2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crenças sobre o ensino de matemática - um estudo com professores do Ensino Fundamental.pdf255,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.