DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Tatiana de Castro dos-
dc.date.available2022-07-25-
dc.date.available2022-08-08T16:38:21Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiana de Castro. Crenças sobre o ensino de matemática: um estudo com professores do ensino fundamental. 2022. 15f TCC ( Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4071-
dc.description.abstractThis article presents the results of a qualitative research developed in the city of Parintins-AM with the general objective of understanding what the beliefs about mathematics teaching revealed by elementary school teachers and their possible influences on the teaching process in the school context reveal to us. The technique used in the construction of data was the questionnaire with open questions applied to twelve elementary school teachers I and II who teach mathematics in public schools in Parintins. The results indicate that the prevailing beliefs in the school environment are multiple and both influence and are influenced by the strategies that teachers adopt to teach and evaluate the mathematics taught.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleCrenças sobre o ensino de matemática: um estudo com professores do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBeliefs about teaching mathematics: a study with elementary school teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:38:21Z-
dc.creator.ID021.989.622-34pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Ruth Cristina Soares Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7789648917975135pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Ângela Maria Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na cidade de Parintins-AM com o objetivo geral de compreender o que nos revelam as crenças sobre o ensino de matemática demostradas por professores do Ensino Fundamental e suas possíveis influências no processo de ensino no contexto escolar. A técnica usada na construção de dados foi o questionário com perguntas abertas aplicado a doze professores do Ensino Fundamental I e II que ensinam matemática em escolas públicas de Parintins. Os resultados indicam que as crenças vigentes no ambiente escolar são múltiplas e tanto influenciam como sofrem influência das estratégias que os professores adotam para ensinar e avaliar a matemática ensinada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARATA, A. Crença, Corroboração e Verdade Científica. 2006. Disponível em www.lusosofia.net. Acessado em 21/04/2022. COSTA, L. F. M. da; SOUZA, E. G. de; LUCENA, I. C. R. de. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/903. Acesso em: 10 de jan. 2021. COSTA, L. F. M. da. Metodologia do Ensino da Matemática: Fragmentos Possíveis. Manaus: BK Editora, 2020. COSENZA, R. M., GUERRA, L. B.; Neurociência e educação: como o cérebro aprende; Porto Alegre: Artmed, 2011. CHACÓN, I. M. G.; Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artmed, 2003. D’AMBROSIO, U. Do saber matemático ao fazer pedagógico: o desafio da educação. Revista Educação Matemática em foco, v. 1, n.1, p. 53-64, jan./jun., Campina Grande: EDUEPB, 2012. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus, 2009. FIORENTINI, D.; GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. LUCENA, I. C. R. de. Prefácio. In: COSTA, L. F. M. da. Metodologia do Ensino da Matemática: Fragmentos Possíveis. Manaus: BK Editora, 2020. MORAES, R. B. de; BARROS, M. A. L. L. de; Teoria do conhecimento; São Paulo: Editora Sol, 2020. MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna. Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 05/01/2022. ODI, N. L. G.; SANTOS, M. C. C. Concepções e crenças sobre a matemática: o contexto de uma construção histórica. In: NAVARRO, E. R.; SOUSA, M. do C. de. Educação Matemática Em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. [Livro Eletrônico]. Editora Científica Digital, 2021. p. 261-275. Disponível em: https://.www.editoracientifica.org/articles/code/201102285. Acesso em; 03 de mai. 2022. OLIVEIRA, K. R. R. de; A formação inicial de professores que ensinam matemática no ensino fundamental: desafios e possibilidades da atuação de licenciandos em pedagogia e matemática. Presidente Prudente, 2021. RADFORD, L. Cognição matemática: História, Antropologia e Epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2011. SILVA, V. A. da; Por que e para que aprender a matemática? A relação com a matemática dos alunos das séries iniciais. São Paulo: Cortez, 2009.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crenças sobre o ensino de matemática - um estudo com professores do Ensino Fundamental.pdf255,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.