DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4058
Title: Dança em cadeira de rodas: significações e métodos em um projeto de extensão na cidade de Manaus
Other Titles: Wheelchair dancing: meanings and methods in an extension project in the city of Manaus
Authors: Ausier, Tainá Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Mourão , Vilma Maria Gomes Peixoto
Keywords: Pessoas com deficiência;Dança;Dança em cadeira de rodas;Inclusão social;People With Disabilities;Dance;Wheelchair Dance;Social Inclusion
Issue Date: 28-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: AUSIER, Tainá Rocha. Dança em cadeira de rodas: significações e métodos em um projeto de extensão na cidade de Manaus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A Dança tem um grande poder transformador e pode viabilizar importantes conexões, tanto no âmbito individual, quanto relacional, e se tratando das pessoas com deficiências não é diferente, inclusive para os cadeirantes, que ao se permitirem utilizar o corpo como instrumento criativo e forma de expressão, também podem usufruir dos benefícios e potencialidades que a dança pode produzir. Com vistas a compreender as significações que os(as) professores(as) de um projeto de extensão da Universidades Federal do Amazonas, que desenvolve atividades com cadeirantes, têm acerca da Dança em cadeira de rodas e como esses professores(as) têm desenvolvido suas atividades nessa modalidade de Dança, quanto a metodologia e didática utilizadas, esta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva descritiva e qualitativa. Para tanto, foram entrevistados no total quatro professores(as). Cabe pontuar que pelo pequeno número de professores(as), decidimos incluir dois dançantes que participam das aulas e funcionam como professor auxiliar, ou seja, dois professores(as) e dois dançantes, durante as aulas desse projeto e os dados levantados junto a eles foram analisados com base na análise de discurso, que as significações prevalentes, conforme o olhar dos entrevistados nas respostas obtidas, seguem basicamente duas direções: reconhecimento do esforço dos alunos e alunas no processo de aprendizagem e, também, os benefícios da dança.
Abstract: Dance has great transforming power and can enable important connections, both at the individual and relational levels. When it comes to people with disabilities, it is no different, even for wheelchair users, who by allowing themselves to use their body as a creative instrument and form of expression, can also enjoy the benefits and potential that dance can produce. In order to understand the meanings that teachers of an extension project at the Federal University of Amazonas, which develops activities with wheelchair users, have about dance for wheelchair users and how they have developed their activities in this dance modality, this research was developed in a descriptive and qualitative perspective. For this purpose, a total of four teachers were interviewed. It should be noted that due to the small number of teachers, we decided to include two dancers who participate in the classes and act as na assistant teacher during the classes of this project and the data collected from them were analyzed based on discourse analysis. These data indicate that the prevailing meanings, according to the interviewees view, basically follow two directions: recognition of students efforts in the learning process and, also, the benefits of dance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4058
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dança em cadeira de rodas.pdfArquivo principal.449,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.