DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Fabiane Carbajal de-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:39:17Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Fabiane Carbajal de. Analogias e metáforas no ensino de ciências: vivências e experiências docentes em ambientes virtuais. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4033-
dc.description.abstractAnalogy and metaphors, which etymologically mean similarities between things and proper sense to the figurative, have been used in everyday life, in the evolution of science and as a teaching and learning resource, aiming to facilitate communication. Given this assumption, the aim of this paper is to narrate the challenges faced by teachers on the use of analogies and metaphors to teach science in virtual environments in the midst of the covid-19 pandemic. Aiming to answer the problems that guided the research, the ways that teachers use analogies and metaphors as a teaching resource, how the teaching and learning process takes place in virtual teaching environments and what teachers say about the importance of science teaching in their classes. In order to do so, eight primary school teachers were considered, who answered a questionnaire and an interview. The results show that the investigated teachers use analogies and metaphors in a spontaneous way without any defined planning, although they understand the importance of its use as a teaching resource. About the virtual teaching environments, the results show that teachers are increasingly overcoming the obstacles arising from technologies, it is possible to highlight the potential of virtual environments in the process of teaching and learning, teachers also highlight the importance of science teaching, which according to the results, science teaching can help considerably in the construction of new attitudes regarding scientific knowledge. Key-words: Analogies and metaphors. Science Teaching. Virtual environments Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalogias e metáforaspt_BR
dc.subjectAnalogies and metaphorspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectAmbientes virtuaispt_BR
dc.subjectVirtual environmentspt_BR
dc.titleAnalogias e metáforas no ensino de ciências: vivências e experiências docentes em ambientes virtuaispt_BR
dc.title.alternativeAnalogies and metaphors in science teaching: experiences and teaching experiences in virtual environmentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T17:39:17Z-
dc.contributor.advisor1Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3582591217583962pt_BR
dc.description.resumoAnalogia e metáforas, que etimologicamente significam semelhanças entre coisas e sentido próprio ao figurado, têm sido utilizadas no cotidiano, na evolução da ciência e como recurso de ensino e aprendizagem, com objetivo de facilitar na comunicação. Diante do presente pressuposto, o objetivo deste trabalho é narrar os desafios enfrentados pelos professores sobre o uso de analogias e metáforas para ensinar ciência em ambientes virtuais em meio à pandemia da covid-19. Visando responder os problemas que nortearam a pesquisa, as formas que os professores utilizam as analogias e metáforas como recurso de ensino, como se dá o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais de ensino e o que dizem os professores sobre a importância do ensino de ciências em suas aulas. Para tanto, foram considerados oito professores do ensino fundamental I, que responderam a um questionário e a uma entrevista. Os resultados mostram que os professores investigados empregam as analogias e metáforas de modo espontâneo sem que houvesse planejamento definido, embora os mesmos entendam a importância de seu uso como recurso de ensino. Sobre os ambientes virtuais de ensino os resultados mostram que os professores estão a cada dia superando os obstáculos advindos das tecnologias é possível destacar o potencial dos ambientes virtuais no processo de ensino e aprendizagem, os professores destacam também sobre a importância do ensino de ciências que de acordo com os resultados o ensino de ciências pode ajudar consideravelmente na construção de novas posturas referente ao conhecimento científico. Palavras-chave: Analogias e metáforas. Ensino de Ciências. Ambientes virtuaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Hederson Aparecido de; JÚNIOR, Álvaro Lorencini. Analogias e metáforas: um panorama da produção acadêmica da área de Ensino de Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0608-1.PDF. ALMEIDA, Lilian Et al.(2017). O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?Script=sci_arttext&pid=S180717752005000100005. Acesso em: 25 set, 2020 ALVES, Isabela. (2020). A pandemia de Covid-19 mostra a importância da ciência para a sociedade. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/pandemia-de-covid-19-mostra-importanciada-ciencia -para-a-sociedade/. Acesso em: 20, out, 2020. ANDRADE, Beatrice l. de; FERRARI, Nadir.(2002). As Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências à Luiz da Epistemologia de Gaston Bachelard. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00182.pdf>.Acesso em: 22.abrl.2019. ANDRADE, Adriano Dias. A Metáfora na Textualização dos Artigos Científicos de Física. In: congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. Anais do IV congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ivcmlp/Anais.pdf.>. Acesso em:18. Mar. 2019. ASSIS, Ricardo Luis de Aguiar Assis. (2009). Analogias e Metáforas como Potencializadoras do Desenvolvimento Cognitivo no Ensino de Ciências: Estudo de Caso com Alunos de 11 a 12 anos. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?selectaction=&coobra=169408>Acesso em 02 de dez 2019. BACHELARD, Gaston. A formação do Espírito Científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996. BONI, V, QUARESMA, S.J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v.2, n.1, p.68-80, 2005. BOGDAN, Roberto C. e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Porto Editora, Portugal, 1991. Disponível em: 114 https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino/investigaçãoqualitativa. BOZELLI, Fernanda Cátia; NARDI, Roberto. O uso de analogias no ensino de superior de física: o que dizem os alunos. In. BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto (Orgs.). Formação de Professores Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo, Escrituras, 2008. Disponível em: http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044-16.pdf. Acesso em: 12. Mar.2019. CACHAPUZ. A. Linguagem metafórica e o ensino de ciências. Revista Portuguesa de Educação. Portugal, v.3, n.02, p.117-129.1989. CHASSOT, Attico (2003). Alfabetização Científica: Uma possibilidade de Inclusão social. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=s1413-24782003000100009>.Acesso em:25.nov.2019. CHASSOT, A Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª ed. Ijuí: Unijui, 2006. COIMBRA ARAUJO C. et al (2017). Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas vis ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Disponível em: file:///c:/Users/SFS/Downloads/47993-174083-1-PB.pdf. Acesso em: 12. Abr.2020. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DEMO, Pedro. Educação e alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DUARTE, Maria da Conceição. Analogia na Educação em Ciências Contributos e Desafios. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, V.10, N.01 p.7-29. Març. 2005. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm.> Acesso em: 23.agos.2019. FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.2, dez, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v4n2/1983-2117-epec-4-02-00115.pdf>. Acesso em: 12. Abr. 2019. FREIESLEBEN, Mariane; COLOMBO, Irineu Mario. Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S.l.], v. 17, n. 1, jun. 2018. ISSN 1806 - 1362. HERMINDA Jorge Fernando; BONFIM Claudia Ramos de Souza. (2006). A Educação a Distância: História, Concepção e Perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago 2006 ISSN: 1676-2584181. HOFFMANN, Marilisa Bialvo; SCHEID, Neusa Maria John. (2007). Analogias como Ferramenta Didática no Ensino de Biologia. Disponível 115 em:<http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/193-2117-epec-9-01-00021.pdf>>. Acesso em: 01, mar, 2020. KNOP, Marcelo Ferreira Trezza (2017). Exclusão digital, diferenças no acesso e uso de tecnologias de informação e comunicação: questões conceituais, metodológicas e empíricas. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6632706.pdf. Acesso em: 29 set, 2020. LAKOFF, G.; JOHSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Coleção as faces da linguística aplicada. Tradução de Mara Sophia Zanotto. – Campinas, SP: Mercado de Letras: São Paulo: Educ., 2002. Disponível em: <http://linguagemnaciencia.weebly.com/uploads/3/0/9/3/30933555/metforasdainformaocotidiana.pdf>. Acesso em: 3.Abr.2019. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. LARA, Moisés Silva; GOIS, Jackson. (2012). Concepções de Analogias de Ciências. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química – XVI ENEQ. Salvador, BA, Brasil. Disponível em: file:///C:/Users/SFS/Desktop/Artigos%20Anaçogias%20e%20metaforas%20mestrado%20Faby/Lara%20Góis%202012%20Analogias%20no%20Ensi%20de%20Ciencias.pdf. Acesso em:19. Mai. 2019. LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, p.01-17, junho. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045.pdf. Acesso em: 11 out. 2019. MARTINS, Karine; FROM,Daniele Aparecida.(s/d). A Importância da Educação a Distância na Sociedades. Disponivem em:Artigo-Karine.pdf. Acesso em: 19, MAR, 2021. MARCELOS, Maria de Fátima; NAGEM, Ronaldo Luiz; (2008). O uso da analogia entre Árvore e Evolução por Professores de Biologia. Disponível em:<http://docplayer.com.br/312187525-0-uso-da-analogia-entre-arvore-por-professores-de-biologia.html>.Acessoem: 29. Nov.2019. MAFRA, Adriano (2008). Analogias, Metáforas e Ensino: A Sala de Aula em Foco. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/sdientia/issul/viw.1292>. Acesso em: 08.nov.2019. MORAN, José Manoel (2009) Aperfeiçoando os Modeles de EAD Existentes na Formação de Professores, educação Porto alegre, v.32, n.3, p.286-290. Disponível em: Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na.pdf. Acesso em: 17. mar de 2021. MÓL, G. S. O. Uso de analogias no ensino de química. 1999. 254 f.. Tese (Doutoramento em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 1999. 116 NAGEM, Ronaldo Luiz; CARVALHAES, Dulcinéia de Oliveira; DIAS, Jully Anne Yamauchi Texeira. (2001). Uma proposta de Metodologia de Ensino com Analogias.< Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/25652813.pdf>.Acesso em: 23.nov.2019. ___, Ronaldo Luiz; FONSECA, Eliane G. Silva. (2010). A utilização de modelos, analógicos e metáforas na construção de conhecimentos significativos à luz da teoria de Vygotsky. Disponível em:<http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/LCECT/137. Acesso em 22 de maio 2019. ___, Ronaldo Luiz; et al.(s/d). Analogias e Metáforas no Cotidianodo Professor. Disponível em:<https://pt.scribd.com/document/354322668/texto-1-Analogias-e-metaforas-No-Cotidiano-de-Professor>.Acesso em: 11nov.2019. OLIVEIRA, Maria. Tereza Moraes de. (1997). A metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem: Uma abordagem didática. Tese de Doutorado. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Ciências Sociais Aplicadas – Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-PT&assdt=0%2C5&q=Oliveira%2C+M.+T.+%281997%29.+A+met%C3%A1fora%2C+a+analogia+e+a+constru%C3%A7%C3%A3o+do+conhecimento+cient%C3%ADfico+no+ensino+e+na+aprendizagem.+Uma+abordagem+did%C3%A1ctica&btnG= > . Acesso em: 22. Jan 2020. PAIVA, Vera Menezes de O. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Disponível em: MBIENTES VIRTUAIS artigo.pdf. Acesso em: 20. Mar, 2021. PASINI, Carlos Giovane Delevati; CARVALHO, Lívio; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. (2020). Disponível em: Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 19, Mar, 2021. PEDRAZZA, Camila, Lombard; MORAES, Marcia Amaral: Proead: Protocolo para criação de cursos técnicos a distância numa abordagem construtivista. Disponível em: ProEAD livro.pdf. Acesso em: 22 Nov. 2020. SASSERON, Lúcia Helena. (2015). Alfabetização Científica, Ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s-00049.pdf. Acesso em: 15 ag. 2020. SILVA, C. Cabral da; FACHÍN-TERÁN, A. A utilização dos espaços não formais como contribuição para a educação científica: uma prática pedagógica (que se faz necessária). In: Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais amazônicos / organizadores Fachín-Terán, Augusto; SANTOS, Saulo C. S. Manaus, Am: UEA Edições, 2013. 117 SILVA, Alexandre Fernando; FERREIRA, José Heleno, VIEIRA, Carlos Alexandre. (2017) Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Disponível em: Dialnet-oEnsinoDeCienciasNoEnsinoFundamentalEMedio-6078580. Pdf. Acesso em: 23. Mar 2021. SANTOS, Maria Emerlinda Batista Monteiro Cardoso Gonçalves. Analogias na Formação Inicial de Professores de Ciências Naturais. Universidade de Aveiro: 2006.Disponívelem:<https://ria.ua.pt/biststream/10773/1311/1/2008000748.pdf.>Acesso em:09.fev.2019. SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; FACHÍN - TÉRAN, Augusto. (2012). A Concepção e Construção de Analogias e Metáforas por Profissionais da Educação Básica Municipal de Manaus- AM, Brasil. Disponível em:<https://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/analogias-metaforas-/>.Acesso em: 23.abr.2019. SILVA, Janaina Rodrigues da. A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas. Dissertação. Recife, 2008. Disponível em: <http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/5885/2/Janaina%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf>. Acesso em: 1. Dez. 2019. SOUZA, Silvia Alves de. Indicadores de Alfabetização Ecológica na Educação Infantil. Dissertação. Manaus, 2018. Disponível em:http://files.ensinodeciencia.webnode.com.br/200001449-1dc421ebe8/2018%20SILVIA%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf. Acesso em: 20 abr. de 2019. VIERIRA, Letícia; RECCI, Maike. C. C. (2020). Educação em tempo de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf.Acesso em 17, MAR 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analogias e metáforas no ensino de ciências - vivências e experiências docentes em ambientes virtuais.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.