DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeocadio, Marcos Adriano Pires-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-06-13T13:34:03Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4010-
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) uses a camera to superimpose virtual elements on a real environment, and can be used in several ways including as a pedagogical resource in mathematics teaching, since it can be used with a mobile app and there are several available with that purpose. The objective was to build a teaching-learning proposal using the AR Mathematics application of augmented reality that stimulates the interest of students from the 7th Stage – EJA at Corintho Borges Façanha State School in Tefé/AM in the study of Spatial Geometry.An investigation in the school environment was carried out on the methodological practices at school, following a pre-test that was applied to identify the students' difficulties and thus build a didactic proposal consistent with the reality of the community, after a didactic sequence explaining the content of polyhedra. Mathematics RA application was made available and manipulated by the students, finally a post-test was applied to verify the dissemination of knowledge and verify the stimulus that the app provided.Teachers had no knowledge of educational applications for polyhedrons and therefore did not use them in the classroom, students in the pre-test did not achieve good performance, errors predominated in most questions, after the didactic sequence and handling of the app, In the post-test, there was a high number of correct answers as well as an investigative interest on account of the students in handling the application. The research demonstrates that the Mathematics RA application has satisfactorily helped the understanding of the proposed content, being feasible in any type of teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormas geométricas, sequência didática, aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometric shapes, didactic sequence, learningpt_BR
dc.titleRealidade aumentada como recursos didático para aprendizagem de poliedrospt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality as didactic resources for polyhedron learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T13:34:03Z-
dc.contributor.advisor1Coutinho, Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Coutinho, Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624337853245608pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Márcia do Socorro B. de Araújo-
dc.contributor.referee3Silva, Carlito Farias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006212370073353pt_BR
dc.description.resumoA Realidade Aumentada (RA) usa uma câmera para sobrepor elementos virtuais em um ambiente real, podendo ser usada de várias maneiras inclusive como um recurso pedagógico no ensino de matemática, já que a mesma pode ser usada com app de celular e existem vários disponíveis com essa finalidade. Objetivou-se construir uma proposta de ensino-aprendizagem utilizando o aplicativo Matemática RA de realidade aumentada que estimule o interesse dos alunos da 7ª Etapa – EJA na Escola Estadual Corintho Borges Façanha em Tefé/AM no estudo de Geometria Espacial. Uma investigação no âmbito escolar foi feita sobre as práticas metodológicas na escola, seguindo um pré-teste foi aplicado para identificar as dificuldades dos alunos e assim construir uma proposta didática condizente com a realidade da comunidade, após uma sequência didática explanando o conteúdo de poliedros o aplicativo Matemática RA foi disponibilizado e manipulado pelos alunos, por fim um pós-teste foi aplicado para verificação de difusão de conhecimentos e averiguação do estimulo que o app proporcionou. Os professores não tinha conhecimento de aplicativos educacionais para poliedros e por isso não utilizavam em sala de aula, os alunos no pré-teste não alcançaram um bom desempenho, na maioria das questões os erros predominaram, após a sequência didática e a manipulação do app, percebe se no pós-teste uma alta de acertos bem como um interesse investigatório por conta dos alunos para a manipulação do aplicativo. A pesquisa demonstra que aplicativo Matemática RA ajudou de maneira satisfatória a compreensão do conteúdo proposto, sendo factível em qualquer modalidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAUJO, U. F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v.12, p.31-48, mar. 2011. BAULER, Telmo; TULLI, Victor. O que é a Realidade Aumentada e como ela funciona? 28 de outubro 2020. Disponível em https://cambicirj.org.br/o-que-e-a realidade-aumentada-e-como-ela-funciona/. Acesso em: 17 de julho de 2021. BRUM, L. C. C.; SOUZA, C. H. M. de; FERREIRA, P. P. A. “Potencialidades da Realidade Aumentada em dispositivos móveis para Personalizar Livro Didático”. In 9º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação. 2017 - Instituto Federal Fluminense campus Campos - Centro - Campos - RJ – Brasil. BRASIL, Ministério da Educação, (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. CARDOSO, R. G. S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014. KIRNER, C.; TORI, R.; SISCOUTTO, R. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006. MACEDO, A. DE C.; SILVA, J. A.; BURIOL, T. M. Usando Smartphone e a Realidade Aumentada para Estudar Geometria Espacial. Novas Tecnologias da Educação. V. 14, Nº 2, dez, 2016. MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. MACEDO, S. Da H.; BIAZUS, M. C. V.; FERNANDES, F. A. Ensino do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Barra Utilizando Recursos de Realidade Aumentada. Informática na educação: teoria & prática, 2011, v. 14, n. 1. 15 OLIVEIRA, C. A. In: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 9, 2018, Aracaju, SE. Estratégias Didáticas de Realidade Aumentada (RA) no Ensino de Matemática. Aracaju, SE: Universidade Federal de Alagoas, 2018. RESENDE, B.; MULLER, T.J. Mobile – Learning: Aprendizagem matemática por meio da realidade aumentada. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.2, pg. 1-14, 2018. RODRIGUES, A. S.; SOARES, J. R. L.; VICTER, E. F. Instrumentos didáticos interativos: um produto educacional baseado em realidade aumentada para a aprendizagem de geometria dos alunos imigrantes digitais. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.10, n.2, pg 272-285, 2020. SILVA, R. C. D.; VASCONCELOS, C. A. Realidade aumentada como apoio à aprendizagem de poliedros. Ensino de Matemática de Debate: São Paulo, v.6, n.2, pg 50-71, 2019. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade aumentada como recurso didático para aprendizagem de poliedros.pdf956,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.