Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3990
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Milene Nogueira de | - |
dc.date.available | 2022-06-06 | - |
dc.date.available | 2022-06-08T15:21:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Milene Nogueira de. Inclusão e educação a pessoa com deficiência na escola de artes: uma investigação na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3990 | - |
dc.description.abstract | This work has as objective investigates the people's presence/absence with deficiency in the Courses of Arts in the Superior School of Arts and Tourism in Manaus and as it happens your attendance in the pedagogic processes. For the process of the research it was necessary to stipulate stages to give parameters to the objectives, and in that way it arrived to the starting point of the research: 1. to identify and to correlate the laws inside of the guidelines of base of the Brazilian education that govern about the student's accessibility with deficiency, what was seen of the theoretical part of this research; 2. to appear what specifically says the law and the reality of the School of Superior Art of Arts and Tourism, starting from application of interviews and questionnaire for the group of the research in subject 3. to Investigate the quantitative of students PCD´s that you/they were already assisted in the Course of Arts in the Superior School of Arts and Tourism - ESAT between 2011 and 2021, where the part of the analysis of this work is evidenced. The worked methodology was of character Qualitative and descriptive, with the technique of documental research and of field, that you/they had the data collected through documents, applied questionnaires. Starting from this research it was possible to lift subjects and reflections regarding the gaps of implementation of inclusive laws, as well as starting points to orientate accessibility forms and students' permanence with deficiency in the Courses of Arts. With the analysis and observation during the research, it was possible to conclude that a student is just registered and studying the course of Theater, as well as the Courses of Arts still need fittings in what it plays the property infrastructure, as well as the teachers' training for the inclusion process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leis | pt_BR |
dc.subject | PCD´S | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | ESAT | pt_BR |
dc.subject | Laws | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Inclusão e educação a pessoa com deficiência na escola de artes: uma investigação na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion and education for people with disabilities in the school of arts: an investigation at the School of Arts and Tourism of the University of the State of Amazonas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T15:21:39Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Érika da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9814703195397808 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619047385832293 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar a presença/ausência de pessoas com deficiência nos Cursos de Artes na Escola Superior de Artes e Turismo em Manaus e como ocorre seu atendimento nos processos pedagógico. Para o processo da pesquisa foi necessário estipular etapas que dessem parâmetros aos objetivos, e dessa forma chegasse ao ponto de partida da pesquisa: 1. Identificar e correlacionar as leis dentro das diretrizes de base da educação brasileira que regem sobre a acessibilidade do aluno com deficiência, o que foi visto da parte teórica desta pesquisa; 2. Apontar o que diz a lei especificamente e a realidade da Escola de Arte Superior de Artes e Turismo, a partir de aplicação de entrevistas e questionário para o grupo da pesquisa em questão 3. Investigar o quantitativo de alunos PCD´s que já foram atendidos no Curso de Artes na Escola Superior de Artes e Turismo- ESAT entre 2011 e 2021, onde é evidenciado a parte da análise deste trabalho. A metodologia trabalhada foi de caráter Qualitativo e descritivo, com a técnica de pesquisa documental e de campo, que tiveram os dados coletados por meio de documentos, questionários aplicados. A partir desta pesquisa foi possível levantar questões e reflexões a respeito das lacunas de implementação de leis inclusivas, bem como pontos de partida para nortear formas de acessibilidade e permanência de alunos com deficiência nos Cursos de Artes. Com a análise e observação durante a pesquisa, foi possível concluir que apenas uma discente está matriculada e cursando o curso de Teatro, bem como os Cursos de Artes ainda precisam de ajustes no que tange a infraestrutura predial, bem como a capacitação de professores para o processo de inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AMARAL, L. A. Espelho convexo: o corpo desviante no imaginário coletivo pela voz da Literatura Infanto-Juvenil. 1992. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. AMARAL, L. A. Corpo desviante: olhar perplexo. Psicologia USP, v. 5, n. 1-2, p. 245-268, 1994. ARANHA, M. S. F. Inclusão social e municipalização. Educação especial: temas atuais, p. 1-10, 2000. ATLAS. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. BARBOSA, A. Mae. Arte-educação no Brasil. Perspectiva, 2002. BNCC. Avaliação e perspectivas. Organização: Márcia Angela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018. Disponível<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf>. Acesso em: 08 maio. 2021. BRASIL, Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB 9394. Brasília: Diário Oficial da União, nº 248 de 20/12/1996. BEZERRA, F. G. dá S. Dança inclusiva práticas pedagógicas dos professores graduados em licenciatura em dança pela universidade federal de Pernambuco. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, 2020. BRIZOLLA, F. MARTINS, C. dá S. L. Experiências de atendimento educacional especializado para acadêmicos com deficiência nas universidades federais de ensino superior do sul do brasil. REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPEDSUL, v. 11, 2016. CALAZANS, J. CASTILHO, J. GOMES, S. Dança e educação em movimento. Cortez Editora, 2003. CONSTITUIÇÃO. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. CORDEIRO, M. P. et al. Deficiência e teatro: arte e conscientização. Psicologia: ciência e profissão, v. 27, p. 148-155, 2007. CLOTILDES, M. de J. O.; CAZÉ, A. dá S. O. Dança além da visão: possibilidades do corpo cego. Pensar a prática, v. 11, n. 3, p. 293-293, 2008. ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015. 65 p. Conteúdo: Lei. FARIAS, N.; BUCHALLA, C. Maria. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista brasileira de epidemiologia, v. 8, p. 187-193, 2005. FERREIRA, E. L. Corpo-movimento-deficiência: as formas dos discursos da/na dança em cadeira de rodas e seus processos de significação. 2003. FIGUEIRA, E. A Pessoa Com Deficiência Dialogando Com A Arte. Clube de Autores (managed), 2008. FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. GLAT, R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. 7letras, 2007. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6- Ed.- São Paulo: Atltas, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: 1946. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. LLORENT, V. J.; SANTOS, M. P. dos. Legislação educacional e inclusão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e na Universidade de Córdoba (Espanha). 2012. LOURO, V. Educação musical e deficiência: quebrando os preconceitos. Web site da autora, 2013. MARQUES, Isabel A. Corpo, dança e educação contemporânea. Pro-posições, v. 9, n. 2, p. 70-78, 1998. MASINI, E.; BAZON, F. V. M. A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Reunião anual da ANPEd, v. 28, 2005. MARTINS, D. A.; LEITE, L. P.; LACERDA, C. B. F. de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 23, n. 89, p. 984-1014, 2015. MELO, C. J.; SANTOS, A. Q.; SANTOS SILVA, G. A. N. dos. Ensino da arte e afetividade-ferramentas para o desenvolvimento de alunos com deficiência. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 7, n. 7, p. 3603-3613, maio, 2019. MENDES, E. G. et al. Estado da arte das pesquisas sobre profissionalização do portador de deficiência. Temas em Psicologia, v. 12, n. 2, p. 105-118, 2004. MIRANDA, F. D. Aspectos Históricos da educação Inclusiva no Brasil. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva. v. 2, n. 3, p. 11-23, 2019. MOREIRA, L. C.; BOLSANELLO, M. A.; SEGER, R. G. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar em revista, n. 41, p. 125-143, 2011. MORAES, L. A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. 42 p.: il. – (PNE em Movimento; ISSN 2448-4288; 6) doi: 10.24109/2448-4296.seriepne.2017.6. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 09 maio. 2021. NEVES, L. R. Contribuições da arte ao atendimento educacional especializado e a inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 489-504, 2017. NUNES, S. M. Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, n. 6/7, p. 43-56, 2005. OMOTE, Sadao. Normalização, integração, inclusão. Ponto de Vista. Revista de educação e processos inclusivos, n. 1, p. 04-13, 1999. PACHECO, K. M. de B.; ALVES, V. L. R. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta fisiátrica, v. 14, n. 4, p. 242-248, 2007. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico - 2ª Edição. 2. ed. V-1. Pag. 276, 2013. RAMOS, E. da S. et al. Eu vejo, tu vês, ele vê: o corpo na percepção de pessoas com deficiência física. 2021. REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos cedes, v. 30, p. 84-102, 2010 ROSSETTO, E. Aspectos históricos da pessoa com deficiência. Educere et Educare, v. 1, n. 1, p. 103-108, 2006. ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial, v. 22, n. 34, 2009. SANTOS, R. C.; FIGUEIREDO, V. M. C. Dança e inclusão no contexto escolar, um diálogo possível. Pensar a prática, v. 6, p. 107-116, 2003. TEIXEIRA, A. C. B. Deficiência em cena: o corpo deficiente entre criações e subversões. O Mosaico, 2010. TRASFERETTI, J. (2008). Corpo e Cultura no contexto da sociedade brasileira. Comunicação & Informação, 11(1), 126-137. SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas qualitativas-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. SANCHES, I.; TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de educação, v. 8, n. 8, 2006. STAINBACK, S.; WILLIAM, S. Inclusão: um guia para educadores. In: Inclusão: um guia para educadores. 1999. p. 451-451. SILVA, O. M. A Época Ignorada: A Pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo; Caderno Cedes, 1986. SENA, M. C.et al. Reflexões sobre o direito à educação da pessoa com deficiência. MultiTemas, p. 213-227, 2018. SHIMONO, S. O. Educação e trabalho: caminhos da inclusão na perspectiva da pessoa com deficiência. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. da S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 127-136, 2010. UNICEF. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ministério Público do Trabalho, Projeto PCD Legal, 2014. Disponível: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 11 maio. 2021. VASCONCELOS, M. D. Pierre Bourdieu: a herança sociológica. Educação & Sociedade. v. 23, p. 77-87, 2002. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusão e educação a pessoa com deficiência na escola de artes.pdf | Arquivo principal. | 756,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.