DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Paulo Tiago Silva de-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-06-01T13:29:02Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Tiago Silva de. Os rastros do processo de criação da performance “BR 230” e o treinamento corpo-voz para a videoperformance. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3962-
dc.description.abstractThe following work seeks to establish records of the creation process of the performance “BR 230” put as an object of artistic analysis in order to propose reflections on physical-vocal training for video performance and theatricality present in the aesthetics and audiovisual conception of the aforementioned work. The artist's body in restlessness based on personal stories that enable the dialogue with the environment in which it is inserted evokes in the musical narrative: memories. Structured in repetition sequences with emphasis on melody, rhythm and harmony. Furthermore, the research brings as a methodology the critique of creative processes and the autoethnography in order to organize artistic experiences along the way. Thus, this research aims to reflect the path of dissemination of the final artistic work in the virtual environment that requires the artist to have a multidisciplinary approach throughout the course of the constitution of the performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectVideoperformancept_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectTheatricalitypt_BR
dc.subjectVideo performancept_BR
dc.titleOs rastros do processo de criação da performance “BR 230” e o treinamento corpo-voz para a videoperformancept_BR
dc.title.alternativeThe traces of the creation process of the performance "BR 230" and the body-voice training for the video performancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T13:29:02Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584210881085113pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468287973617283pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho busca estabelecer registros do processo de criação da performance “BR 230” posta como objeto de análise artística em vistas de propor reflexões acerca do treinamento físico-vocal para a videoperformance e da teatralidade presente na estética e concepção audiovisual da obra citada. O corpo do artista em inquietude a partir de histórias pessoais que possibilitam o diálogo com o meio onde está inserido e evoca na narrativa musical: memórias. Estruturadas em sequências de repetição com ênfase em melodia, ritmo e harmonia. Ademais, a pesquisa traz como metodologia a crítica de processos criativos e a autoetnografia com intuito de organizar as experiências artísticas do percurso. Desse modo, a presente pesquisa visa refletir o percurso de difusão da obra artística final no meio virtual que exige do artista multidisciplinaridade durante todo o percurso de constituição da performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBelém, E. (2011). A noção de embodiment e questões sobre atuação. Sala Preta, 11(1), 65-77. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p65-77 BURNIER, Luís Otavio. A arte de ator: da técnica à epresentação: elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Campinas: Unicamp. 2009. COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação / Renato Cohen. - São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1989. COLLA, Ana Cristina. Caminhante, não há caminho. Só rastros. 2010. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284047. Acesso em: 13 dez. 2019. COSTA, Odinaldo. Uma longa caminhada: articulações entre videoperformance e o cotidiano. In: Encontros de Fotografia, Cinema e Artes Digitais (1. :2017 Goiânia, GO). Anais do I Encontro de Fotografia, Cinema e Artes Digitais. / Organização Alice Fátima Martins, e José da Silva Ribeiro. – Gráfica UFG/UEG, 2017. CREGAN-REID, Vybarr. Alteração primata: como o mundo que criamos nos está a mudar. Lisboa, Portugal : Editora Clube do Autor : 2019. BELÉM, E. A noção de embodiment e questões sobre atuação. Sala Preta, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 65-77, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v11i1p65-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57466. Acesso em: 2 ago. 2021. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro - Josette Féral; tradução J. Guinsburg... - 1.ed. - São Paulo: Perspectiva, 2015. FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral / Marlene Fortuna. - São Paulo: Annablume, 2000. CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 2010. GAYOTTO, Lucia Helena. Voz, partitura da ação / Lucia Helena Gayotto. - São Paulo : Summus, 1997. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978. LÉVY, Pierre, 1956 - Cibercultura / Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. - São Paulo: Editora 34, 2010 (3° Edição). OLIVEIRA, A. M. Interação, Fricção e Afecção de Corpos Moleculares. In: 21º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. p. 185-194. REIS FILHO, O. G. D.; VASCONCELOS, L. S. Da porta para dentro: Nan Goldin, cia de foto e as poéticas da intimidade na fotografia contemporânea. Em Questão, v. 18, n. 1, p. 229-245, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/11717. Acesso em: 03 ago. 2021. SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo / Vladimir Safatle. -- 2. ed. re.; 4. reimp. -- Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. SALIH, Sarah. Judith Butler e a Teoria Queer / Sarah Salih ; tradução e notas Guacira Lopes Louro. – 1. Ed.;6.. reimp. – Belo Horizonte ; Autêntica Editora, 2019. SANTOS, S. M. A. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017. DOI: 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.113972. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/113972. Acesso em: 20 jul. 2021. SILVA, Marcos Vinícius Guidotti. Dissertação (Mixtape): na humildade sampleando a quebrada para desenrolar na antropologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9875. TURNER, Victor W. (Victor Turner), 1920-1983. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar / Victor Turner; tradução Michele Markowitz e Juliana Romeiro; revisão técnica Antonio Holzmeister Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro: Editora UFRJ: 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os rastros do processo de criação da performance “BR 230” e o treinamento corpo-voz para a videoperformance.pdfArquivo principal.5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.