DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Camila Batista dos-
dc.date.available2022-05-17-
dc.date.available2022-05-19T19:05:44Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3931-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on Afro history and culture in the teaching of history through the black atlantic documentary. Addressing issues such as law 10.639/03, which established the obligation to discuss Afro-Brazilian culture in schools from elementary to high school, public and private. We also seek to discuss the use of new methodologies and sources in the classroom, as the teacher needs new tools in addition to the textbook to create a more dynamic class. For this, it was necessary to analyze the documentary black atlantic on the route of the orixás (1998) by director Renato Barbiere, which addresses issues related to the teaching of African and Afro-Brazilian history, as the film reflects on aspects of both continents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectFontespt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.titleHistória e cultura afro no ensino de história através do documentário Atlântico Negro na rota dos Orixáspt_BR
dc.title.alternativeAfro history and culture in the teaching of history through the documentary Atlântico Negro on the route of the Orixáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-19T19:05:44Z-
dc.creator.ID02.686.322-39pt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Mônica Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400809526066222pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Mônica Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400809526066222pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha , João Marinho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074944691414686pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Regina de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281700169504949pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como finalidade refletir sobre a história e cultura afro no ensino de história através do documentário atlântico negro. Abordando questões como a lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da discussão sobre a cultura afro-brasileira nas escolas desde o ensino fundamental ao médio, público e particular. Buscamos também discutir o uso de novas metodologias e fontes em sala de aula, pois o professor precisa de novas ferramentas além do livro didático para criar uma aula mais dinâmica. Para isso fez-se necessário a análise do documentário atlântico negro na rota dos orixás (1998) do diretor Renato Barbiere, que aborda questões ligadas ao tema ensino de história africana e afro-brasileira, pois o filme faz uma reflexão sobre os aspectos dos dois continentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História e cultura afro no ensino de história através do documentário Atlântico Negro na rota dos Orixás.pdf616,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.