DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3739
Título: O ensino em transição: uma análise das vivências docentes na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática
Título(s) alternativo(s): Teaching in transition: an analysis of teaching experiences in the transition from the 5th to the 6th year of elementary school in the discipline of Mathematics
Autor(es): Cruz, Ana Carolina Almeida da
Orientador(es): Simões, Ceane Andrade Simões
Palavras-chave: Matemática;Ensino em transição;Teaching in transition;Relatos de vivência;Experience reports
Data do documento: 22-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CRUZ, Ana Carolina Almeida da. O ensino em transição: uma análise das vivências docentes na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática. 2021. 39 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu a partir de relatos de práticas docentes frente ao ensino da Matemática num período de transição, especificamente, no que se refere à passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental, tendo acontecido durante o atual período pandêmico. A investigação adotou a abordagem qualitativa, caracterizando o perfil do/das professor (as) participantes através de relatos de suas vivências, que foi destinada à compreensão inicial das dificuldades epistemológicas do ensino-aprendizagem da Matemática, utilizando a estratégia de pesquisa interpretativa, dentro das condições possíveis para acompanhamento do (a) professor(a). Por conta do período pandêmico, a adoção do isolamento social foi necessária, e as escolas da cidade de Manaus atuaram em grande parte em sistema remoto e, agora, estão atuando no ensino híbrido e remoto, desta forma, foi necessário adaptar as os instrumentos de levantamento de dados possíveis nesta investigação, trazendo então apenas recursos tecnológicos, tais como questionário e entrevistas através do googleforms. Palavras-Chave: Matemática. Ensino em Transição. Relatos de Vivência
Abstract: This research was developed from reports of teaching practices regarding the teaching of Mathematics in a transition period, specifically, with regard to the transition from the 5th to the 6th year of elementary school, which took place during the current pandemic period. The investigation adopted a qualitative approach, characterizing the profile of the participating teachers through reports of their experiences, which was aimed at the initial understanding of the epistemological difficulties of teaching and learning Mathematics, using the strategy of interpretive research, within the possible conditions for monitoring the teacher. Due to the pandemic period, the adoption of social isolation was necessary, and schools in the city of Manaus worked largely in a remote system and are now working in hybrid and remote teaching, in this way, it was necessary to adapt the instruments of possible data collection in this investigation, bringing then only technological resources, such as a questionnaire and interviews through googleforms. Keywords: Mathematics. Teaching in Transition. Experience Reports
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3739
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.