DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Ana Carolina Almeida da-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T19:02:34Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationCRUZ, Ana Carolina Almeida da. O ensino em transição: uma análise das vivências docentes na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática. 2021. 39 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3739-
dc.description.abstractThis research was developed from reports of teaching practices regarding the teaching of Mathematics in a transition period, specifically, with regard to the transition from the 5th to the 6th year of elementary school, which took place during the current pandemic period. The investigation adopted a qualitative approach, characterizing the profile of the participating teachers through reports of their experiences, which was aimed at the initial understanding of the epistemological difficulties of teaching and learning Mathematics, using the strategy of interpretive research, within the possible conditions for monitoring the teacher. Due to the pandemic period, the adoption of social isolation was necessary, and schools in the city of Manaus worked largely in a remote system and are now working in hybrid and remote teaching, in this way, it was necessary to adapt the instruments of possible data collection in this investigation, bringing then only technological resources, such as a questionnaire and interviews through googleforms. Keywords: Mathematics. Teaching in Transition. Experience Reportspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino em transiçãopt_BR
dc.subjectTeaching in transitionpt_BR
dc.subjectRelatos de vivênciapt_BR
dc.subjectExperience reportspt_BR
dc.titleO ensino em transição: uma análise das vivências docentes na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeTeaching in transition: an analysis of teaching experiences in the transition from the 5th to the 6th year of elementary school in the discipline of Mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T19:02:34Z-
dc.contributor.advisor1Simões, Ceane Andrade Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242681687536597pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Nayara Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948456845760153pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Leonardo Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006297256905004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559024064498042pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se desenvolveu a partir de relatos de práticas docentes frente ao ensino da Matemática num período de transição, especificamente, no que se refere à passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental, tendo acontecido durante o atual período pandêmico. A investigação adotou a abordagem qualitativa, caracterizando o perfil do/das professor (as) participantes através de relatos de suas vivências, que foi destinada à compreensão inicial das dificuldades epistemológicas do ensino-aprendizagem da Matemática, utilizando a estratégia de pesquisa interpretativa, dentro das condições possíveis para acompanhamento do (a) professor(a). Por conta do período pandêmico, a adoção do isolamento social foi necessária, e as escolas da cidade de Manaus atuaram em grande parte em sistema remoto e, agora, estão atuando no ensino híbrido e remoto, desta forma, foi necessário adaptar as os instrumentos de levantamento de dados possíveis nesta investigação, trazendo então apenas recursos tecnológicos, tais como questionário e entrevistas através do googleforms. Palavras-Chave: Matemática. Ensino em Transição. Relatos de Vivênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references________. Secretaria de estado de educação e Desporto. Referencial curricular Amazonense: Ensino fundamental I. 2018. ________. Secretaria de estado de educação e Desporto. Referencial curricular Amazonense: Ensino fundamental II.2019. ________.Ministério da Educação. Secretaria De Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 3: Matemática (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997. 2004. AMAZONAS, Secretaria de estado de educação e Desporto. Referencial curricular Amazonense: Ensino fundamental- Anos Iniciais. 2019. ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Marcia (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil: Em defesa do ato de ensinar. 3ºed. Campinas, SP: Alínea, 2003. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em 29 de março de 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. 1998. Volume: Matemática. BRITO, M. R. F. (org.). Psicologia da educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001. COSTA, Renata. Planejamento: Momento de repensar a escola. Nova Escola, 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/431/planejamento-momento-de-repensar-a-escola >. 34 CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado, São Paulo, PUC, DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003. DIAS DA SILVA, Maria Helena Galvão Frem. Passagem sem rito: as cinco séries e seus professores. Campinas. SP: Papirus, 1997. FOUCAULT, M. (2003). Ditos e escritos: estratégia, poder-saber (Vol. 4, pp.338-340). Rio de Janeiro: Forense Universitária. GUSMÃO, Bianca Baraúna. Dificuldade de aprendizagem: um olhar crítico sobre os alunos de 5ª série. 2001. 43 f. Trabalho de conclusão de Curso – Universidade da Amazônia – 2001. Disponível em: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/dificul. Acesso em: 30/04/2013. HALABAN, Sérgio; ZATZ, André e ZATZ, Sílva. Brinca Comigo! Editora Marco Zero: 2006 JOSSO, M. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MINAYO, M. C. de S. (1998). O Desafio do Conhecimento - Pesquisa Qualitativa em Saúde. 5ª ed. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade.Petrópolis: Vozes, 2001. MONTEIRO, A.; Pombeu, G. Jr. A Matemática e os temas transversais. Editora Moderna, São Paulo, 2001, 160p. REDA, M. G.; UJIIE N.T. A educação infantil e o processo de adaptação: as concepções de educadoras da infância. 2009. Disponível em: www.pucpr.br/evento/educere/educere2009/canais/pdf/24961090.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2021. 35 SANTOS, Lijecson Souza dos. Contextualização Matemática Em Situação De Ensino E Aprendizagem No Eja. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV06_MD1_SA18_ID 492_23102016194610.pdf. 2016. SARMENTO, Alan Kardec Carvalho (s.d). A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. VILLA THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e anopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.