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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Amanda Gortz Ferreira-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T18:57:26Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationMENDES, Amanda Gortz Ferreira. O Software geogebra e problemas contextualizados para o ensino e aprendizagem de matrizes na modalidade não presencial na 2ª série do ensino médio. 2021. 89 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3738-
dc.description.abstractThe research was carried out in the context of the COVID-19 virus pandemic, where, by state determination, classes were held remotely. The research problem was: how contextualized problems allied to the computational environment can be used to improve the teaching of matrices in the second year of high school? Thus, the objective of the research is to provide a more significant learning to students of the 2nd grade of high school regarding the teaching of matrices through the use of Geogebra Software and problems contextualized remotely. The video lessons were made available on the Youtube platform and shared in the WhatsApp group created by the head teacher. The methodological approach is qualitative and quantitative, as statistical techniques were used to measure information and opinions for the study, qualitatively analyzing the results obtained with an emphasis on learning. The subjects were 15 students from the 2nd grade of high school and the Mathematics teacher from the school in the class. Data analysis was carried out through questionnaires applied to students and teachers using Google forms. The research was appreciated by the students since the classes were playful, dynamic and had a proposal focused on the technological environment, at various times they expressed their satisfaction with the software and the video classes, which in this model they could review several times and observe the mathematics in your day to day. One of the important results was being able to contribute to the continuous training of teachers, raising awareness of this methodology and other practices that can contribute to teaching in this pandemic context. Keywords: Matrices. Computing Environment. significant learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectAmbiente computacionalpt_BR
dc.subjectComputing environmentpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleO Software geogebra e problemas contextualizados para o ensino e aprendizagem de matrizes na modalidade não presencial na 2ª série do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe Geogebra Software and contextualized problems for the teaching and learning of matrices in the non-presential modality in the 2nd grade of high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:57:26Z-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Silvia Cristina Belo e Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111954268138343pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556944665224161pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada no contexto pandêmico do vírus COVID-19, onde por determinação estadual as aulas foram realizadas de maneira remota. O problema da pesquisa foi: como problemas contextualizados aliados ao ambiente computacional podem ser utilizados para promover a melhoria do ensino de matrizes na segunda série do ensino médio? Assim, o objetivo da pesquisa é proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos alunos da 2ª série do ensino médio quanto ao ensino de matrizes através da utilização do Software Geogebra e problemas contextualizados de modo remoto. As vídeoaulas foram disponibilizadas na plataforma Youtube e compartilhadas no grupo de WhatsApp criado pelo professor titular. A abordagem metodológica é qualiquantitativa, pois foram utilizadas técnicas estatísticas para mensurar as informações e opiniões para o estudo, analisando qualitativamente os resultados obtidos com ênfase na aprendizagem. Os sujeitos foram 15 alunos da 2ª série do ensino médio e o professor de Matemática da escola da turma. A análise de dados foi realizada através de questionarios aplicados aos alunos e ao docente pelo Google forms. A pesquisa foi apreciada pelos discentes visto que as aulas foram lúdicas, dinâmicas e possuía uma proposta voltada para o ambiente tecnológico, em diversos momentos externaram sua satisfação com o software e com as videoaulas, que nesse modelo eles poderiam rever várias vezes e observar a matemática no seu dia a dia. Um dos resultados importantes foi poder contribuir para a formação continua da docente despertando o olhar para essa metodologia e outras práticas que possam contribuir para o ensino nesse contexto pandêmico. Palavras-Chave: Matrizes. Ambiente Computacional. Aprendizagem significativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqMatrizespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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