DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3649
Title: Confecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologia
Other Titles: Making an entomological box and identifying it as a practical activity for teaching entomology
Authors: Carvalho, Marcela Rayane Rabelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Keywords: Prática;Sequência didática;Entomologia;Entomology
Issue Date: 6-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: CARVALHO, Marcela Rayane Rabelo. Confecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologia. 2021. 55 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Ao longo do tempo vem-se procurando formas de tornar a educação mais atrativa para os jovens, tendo em vista o elevado número de jovens na faixa etária entre 15 e 18 anos que abandonam a escola. Pensando nisso, a busca por estratégias e metodologias de ensino que tornem o processo educacional mais interessante aos jovens e que os cative a permanecerem na escola se intensifica. Levando em consideração que os insetos, por parte de muitos alunos e professores, são vistos como indivíduos repulsivos e asquerosos, o que gera uma diminuição no nível de interesse dos mesmos a respeito desse tema. Esta pesquisa visa compreender a relevância da utilização de caixas entomológicas e classificação taxonômica como atividades práticas para o Ensino de Zoologia, através de uma pesquisa participante realizada na Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro. Utilizando a metodologia de Sequência Didática, sete aulas foram ministradas para uma turma de 3ª série do Ensino Médio, mesclando aulas teóricas, práticas e saída de campo. Após analisar os resultados dos questionários e da atividade de fixação, apoiando-se também nas observações registradas durante a o processo, tornou-se perceptível que a prática educativa apresenta um diferencial quando trabalhada em sala de aula. Percebe-se que muitas vezes a Classe Insecta é abordada de maneira vaga durante o ensino básico, ou em alguns casos nem chega a ser mencionada. O conhecimento a respeito dos insetos é adquirido apenas pelo senso comum e que esse tipo de atividade permite a participação intensa dos estudantes no processo de aprendizagem e auxilia no processo de desmistificação da Classe Insecta. Palavras-chave: Prática. Sequência Didática. Entomologia.
Abstract: Over time, ways to make education more attractive have been sought for young people, in view of the high number of young people aged between 15 and 18 years old who drop out of school. Thinking about it, the search for strategies and teaching methodologies that make the educational process more interesting to and that captivate them to stay in school intensifies. taking in consideration that insects, by many students and teachers, are seen as repulsive and disgusting individuals, which generates a decrease in the level of their interest in this topic. This research aims to understand the relevance of using entomological boxes and taxonomic classification as practical activities for the Teaching of Zoology, through participatory research held at the State School Ondina de Paula Ribeiro. Using the methodology of Didactic Sequence, seven classes were given to a 3rd grade class of the High School, mixing theoretical and practical classes and field trips. After analyzing the results of the questionnaires and the fixation activity, also relying on the observations recorded during the process, it became noticeable that the practice educational presents a differential when worked in the classroom. it is perceived that the Insecta Class is often approached in a vague way during teaching basic, or in some cases not even mentioned. the knowledge to respect for insects is gained only by common sense and that this kind of activity allows the intense participation of students in the process of learning and assists in the demystification process of the Insecta Class. Keywords: Practice. Following teaching. Entomology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3649
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.