DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatalha, Mical Mendonça-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-04T20:22:37Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationBATALHA, Micael Mendonça. Percepção dos discentes sobre as praticas de ensino do professor de matemática: um estudo de caso. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3602-
dc.description.abstractThe study aimed to identify the perceptions of students on the teaching practices of the Mathematics teacher, by therefore, we list as specific objectives to know the conceptions of the professor about their methodological strategies; analyze lesson planning of the teacher; to verify the students' perception of the teaching practices of the Mathematics and finally, reflect on the relationship between the perception of students and the methodological strategies used. Starting from a qualitative approach and field research, carried out in a public school in the city of Manaus, specifically with three third-year high school classes and their respective teacher1 , data were collected for analysis and proposed reflection 1 In the three classes that were the object of investigation, the subject of Mathematics was taught by the same teacher. in this study aiming at the construction of possible answers to our question guide.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectProfessor - prática de ensinopt_BR
dc.subjectTeacher - teaching practicept_BR
dc.titlePercepção dos discentes sobre as praticas de ensino do professor de matemática: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeStudents' perception of the mathematics teacher's teaching practices: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T20:22:37Z-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533408210488102pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ivanilza Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1751959965923531pt_BR
dc.contributor.referee2Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve por objetivo geral identificar as percepções dos discentes sobre as práticas de ensino do professor de Matemática, por conseguinte elencamos como objetivos específicos conhecer as concepções do docente sobre suas estratégias metodológicas; analisar o planejamento de aula do professor; verificar a percepção dos alunos sobre as práticas de ensino da Matemática e por fim, refletir sobre a relação da percepção dos discentes e as estratégias metodológicas utilizadas. Partindo de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Manaus, especificamente com três turmas do terceiro ano do ensino médio e seu respectivo professor1 , coletou-se os dados para análise e reflexão proposta 1 Nas três turmas que foram objeto de investigação a disciplina de Matemática era ministrada pelo mesmo professor. neste estudo visando a construção de possíveis respostas a nossa questão norteadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#apresentacao. Acesso em: 10 out. 2019. CHARLOT, Bernard. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. IN: PIMENTA, Selma. E GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006. GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. IN: PIMENTA, Selma. E GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. LAKATOS, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e novos temas. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1994 LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. IN: PIMENTA, Selma. E GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. 3. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática Teórica/ Didática Prática: Para além do confronto. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2000. NASCIMENTO, Maria Evany do. OLIVEIRA, Valdemir de. Métodos e técnicas de estudo e trabalho científico. Manaus: Editora UEA, 2016. PAIS, Luiz Carlos. Didática Matemática: Uma análise da influência Francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. PERES, Lúcia Maria Vaz. Os caminhos e os desassossegos no tornar-se professor(a). Narrativas e saberes docentes. IN: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Narrativas e Saberes Docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. PILLETI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2001. TOSI, Maria Raineldes. Didática geral: um olhar para o futuro. 2. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e técnicas de ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepção dos discentes sobre as praticas de ensino do professor de matematica - um estudo de caso.pdf668 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.