DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3544
Título: Ensino-aprendizagem de cálculo II no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas: dificuldades epistemológicas
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning of calculus II in the Mathematics Licentiate Course at the State University of Amazonas: epistemological difficulties
Autor(es): Aguiar, Francisco Leonardo Lima
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Ensino aprendizagem;Teaching learning;Cálculo III;Calculus III
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AGUIAR, Francisco Leonardo Lima. Ensino-aprendizagem de cálculo II no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas: dificuldades epistemológicas. 2019. 56 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O principal objetivo deste Trabalho de conclusão de curso é analisar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Cálculo III na perspectiva dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas. Tendo como objetivos específicos: a) Realizar o levantamento de dados a fim de obter o índice de reprovação de aluno, nas disciplinas de cálculo III, nos anos de 2014 e 2015; b) Identificar as principais dificuldades de aprendizagem através da elaboração e aplicação de questionários aos alunos que estão cursando ou cursaram a disciplina de cálculo III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do estado do Amazonas mais de uma vez; c) Identificar as principais dificuldades de aprendizagem através da elaboração e aplicação de questionários aos alunos que estão cursando a disciplina de cálculo III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do estado do Amazonas pela primeira vez; d) Observar e acompanhar, por meio do programa de monitoria, a progressão dos alunos durante o período inicial de 2 meses da disciplina; e) Sugerir possíveis alternativas que possibilitem minimizar as dificuldades encontradas, através do uso de ferramentas tecnológicas, tendências de ensino e métodos avaliativos alternativos.
Abstract: The main objective of this course conclusion work is to analyze the main difficulties found in the teaching-learning process of Calculus III from the perspective of students of the Licentiate Degree in Mathematics at the State University of Amazonas. Having as specific objectives: a) Conduct data collection in order to obtain the student's failure rate, in calculus III subjects, in 2014 and 2015; b) Identify the main learning difficulties through the elaboration and application of questionnaires to students who are taking or have taken the calculus course III of the Licentiate Degree in Mathematics course at the University of the State of Amazonas more than once; c) Identify the main learning difficulties through the elaboration and application of questionnaires to students who are taking the subject of calculus III of the Licentiate Degree in Mathematics course at the University of the State of Amazonas for the first time; d) Observe and monitor, through the monitoring program, the progress of students during the initial 2-month period of the discipline; e) Suggest possible alternatives that make it possible to minimize the difficulties encountered, through the use of technological tools, teaching trends and alternative assessment methods.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3544
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.