DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rosangela Fernandes Gomes-
dc.date.available2021-09-30-
dc.date.available2021-11-08T15:43:43Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3507-
dc.description.abstractThe research entitled "The challenges of including students with disabilities in Education Superior" addresses a topic that needs to be disseminated, so that the subjects with some difference they can have egalitarian education like others, as recommended by the inclusion laws. So, the importance of carrying out a study on this topic. The general objective is to analyze the main challenges faced by students with disabilities in higher education. Goals specific are: (1) identify the policies and legislation aimed at the inclusion of the person with disability at this level of education; (2) highlight the research notes on the process inclusion of students with disabilities in Higher Education; (3) point out the process of inclusion in Higher Education with literary bases of authors who work on this theme; (4) highlight the main determinations on inclusion in the Development Plan Institutional – PDI of the University of the State of Amazonas. How procedures methodological, we opted for bibliographical research and documental survey of analysis qualitative. The main results show that inclusion does not actually occur in Education Higher, that public policies do not apply in practice, that students still remain on the sidelines of undergraduate teaching, which most professors continue alienated in their exclusive way of transmitting knowledge more effectively and inclusive, that the university still does not correspond with its accessible building physical structure for the graduating student with a disability, and these challenges need to be overcome for inclusion does happen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafios; Inclusão de estudantes; Deficiência; Ensino Superior.pt_BR
dc.subjectChallenges; Inclusion of students; Deficiency; University education.pt_BR
dc.titleOs desafios da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T15:43:43Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Monica Dias de-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “Os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior” aborda um tema que precisa ser difundido, para que os sujeitos com alguma diferença possam ter o ensino igualitário como os demais conforme recomenda as leis de inclusão. Daí, a importância de se fazer um estudo acerca desse tema. O objetivo geral é analisar os principais desafios encontrados pelos estudantes com deficiência no Ensino superior. Objetivos específicos são: (1) identificar as políticas e legislações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência nesse nível de ensino; (2) destacar os apontamentos de pesquisas sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior; (3) apontar o processo de inclusão no Ensino Superior com bases literárias de autores que trabalham nessa temática; (4) destacar as principais determinações sobre a inclusão no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Universidade do Estado do Amazonas. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica e levantamento documental de análise qualitativa. Os principais resultados apontam que a inclusão de fato ainda não ocorre no Ensino Superior, que as políticas públicas não se aplicam na prática, que os estudantes ainda permanecem à margem do ensino na graduação, que grande parte dos professores continuam alienados na sua forma excludente de transmitir o conhecimento de forma mais eficaz e inclusivo, que a universidade ainda não corresponde com sua estrutura física predial acessível para o estudante graduando com deficiência, e esses desafios precisam ser superados para que a inclusão de fato aconteça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior.pdf207,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.