DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3443
Title: Entre o visível, e o invisível: o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior
Other Titles: Between the visible and the invisible: the case of the Baré women at the Escola Normal Superior
Authors: Galvão, Deise Socorro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bettiol, Célia Aparecida
Keywords: Mulheres indígenas;Indigenous women;Narrativas;Narratives;Universidade;University
Issue Date: 14-Dec-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GALVÃO. Deise Socorro da Silva. Entre o visível, e o invisível: o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior. 2020. 26 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus
metadata.dc.description.resumo: O uso das narrativas indígenas são fontes ricas para o conhecimento e a visibilidade cultural de seus povos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo refletir sobre a presença indígena na universidade tomando como ponto de partida a minha história de vida, focandose no percurso universitário, por meio de uma pesquisa narrativa coletiva com mais duas mulheres indígenas acadêmicas do povo Baré. Ao narrar nossas trajetórias e experiências, abordando nossos modos de socialização, conflitos, autonomia individual e social no processo de formação universitária, encontramos pontos que nos são comuns, linhas que se assemelham e outras que se diferenciam no que nos torna visíveis ou não no ambiente universitário. Esperamos que este trabalho possa abrir espaços para a socialização e partilhas das vivências e desafios enfrentados por mulheres indígenas no contexto da universidade, assim como apontar alternativas para superar as dificuldades frente às adversidades da vida acadêmica no processo de inclusão das diferentes formas de expressão e manifestação cultural e de outros conhecimentos.
Abstract: The uses of indigenous narratives are rich sources for the knowledge and cultural visibility of their peoples. In this sense, this work aimed to reflect on the indigenous presence in the university taking my life story as a starting point, focusing on the university path, through a collective narrative research with two more academic indigenous women from the Baré people. When narrating our trajectories and experiences, addressing our modes of socialization, conflicts, individual and social autonomy in the university formation process, we find points that are common to us, lines that are similar and others that differ in what makes us visible or not in the environment university. We hope that this work can open spaces for socialization and sharing the experiences and challenges faced by indigenous women in the context of the university, as well as pointing out alternatives to overcome the difficulties in the face of the adversities of academic life in the process of including different forms of expression and manifestation. Cultural and other knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3443
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Entre o visível, e o invisível - o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.