DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3407
Título: Estratégia metodologica para a construção do conhecimento algébrico em geometris espacial no 2º ano do Ensino Médio
Autor(es): Ferreira, Valéria Ramos
Orientador(es): Araújo, Clodoaldo Pires
Palavras-chave: Álgebra;Geometria Espacial;Estratégia Metodológica
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Com o objetivo de analisar como a construção do conhecimento algébrico pode se tornar uma estratégia metodológica para o ensino da Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio realizamos uma pesquisa qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizamos o questionário misto com a colaboração de 2 professores e 17 alunos. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, conhecemos como ocorre o ensino da álgebra e da geometria. Identificamos que dificuldades dos alunos iniciam no processo de memorização das fórmulas. Contudo, professores concordam que é possível ensinar os alunos a construírem o pensamento algébrico através das fórmulas da geometria espacial. Propomos ainda uma estratégia metodológica para compreender as fórmulas da geometria espacial através do conhecimento algébrico, superando assim a memorização de fórmulas geométricas e aprendendo a construí-las algebricamente.
Abstract: In order to analyze how the construction of algebraic knowledge can become a methodological strategy for teaching Spatial Geometry in the 2nd year of high school, we conducted a qualitative research. As methodological procedures for data collection, we applied a mixed questionnaire with the collaboration of 2 teachers and 17 students. From the speeches of the research subjects, found how algebra and geometry teaching takes place We learned that students' difficulties start in the process of memorizing formulas. However, teachers agree that it is possible to teach students to construct algebra thinking by means of spatial geometry formulas. We also proposed a methodological strategy to understand spatial geometry formulas through algebraic knowledge, thus overcoming the memorization of geometric formulas, and learning to construct them algebraically.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3407
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.