DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Valéria Ramos-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-08-31T20:43:21Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3407-
dc.description.abstractIn order to analyze how the construction of algebraic knowledge can become a methodological strategy for teaching Spatial Geometry in the 2nd year of high school, we conducted a qualitative research. As methodological procedures for data collection, we applied a mixed questionnaire with the collaboration of 2 teachers and 17 students. From the speeches of the research subjects, found how algebra and geometry teaching takes place We learned that students' difficulties start in the process of memorizing formulas. However, teachers agree that it is possible to teach students to construct algebra thinking by means of spatial geometry formulas. We also proposed a methodological strategy to understand spatial geometry formulas through algebraic knowledge, thus overcoming the memorization of geometric formulas, and learning to construct them algebraically.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectEstratégia Metodológicapt_BR
dc.titleEstratégia metodologica para a construção do conhecimento algébrico em geometris espacial no 2º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T20:43:21Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Júlio César Marinho da-
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de analisar como a construção do conhecimento algébrico pode se tornar uma estratégia metodológica para o ensino da Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio realizamos uma pesquisa qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizamos o questionário misto com a colaboração de 2 professores e 17 alunos. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, conhecemos como ocorre o ensino da álgebra e da geometria. Identificamos que dificuldades dos alunos iniciam no processo de memorização das fórmulas. Contudo, professores concordam que é possível ensinar os alunos a construírem o pensamento algébrico através das fórmulas da geometria espacial. Propomos ainda uma estratégia metodológica para compreender as fórmulas da geometria espacial através do conhecimento algébrico, superando assim a memorização de fórmulas geométricas e aprendendo a construí-las algebricamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.