DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3337
Título: A Atividade experimental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos no ensino de Ciências, em uma escola pública na cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): A Experimental activity for the development of students' cognitive skills in science teaching, in a public school in the city of Manaus
Autor(es): Botelho, Sandra de Oliveira
Orientador(es): Kalhil, Josefina Barrera
Palavras-chave: Atividade experimental;Experimental activity;Ensino de Ciências;Science teaching;Habilidades Cognitivas;Cognitive abilities
Data do documento: 24-Ago-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BOTELHO, Sandra de Oliveira. A Atividade experimental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos no ensino de Ciências, em uma escola pública na cidade de Manaus. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O desenvolvimento das atividades experimentais, nas aulas de Ciências, não é uma simples estratégia de comprovação da teoria através de aplicações de manuais e roteiros pré-estabelecidos com a manipulação de matérias de laboratório, sendo muito além das expectativas dos docentes. O aluno consegue, através das atividades experimentais, desenvolver habilidades que irão refletir seu pensamento cognitivo. Neste contexto, organizamos a pesquisa, tendo como problema científico: as atividades experimentais nas aulas de Ciências, contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno? O objetivo do presente trabalho consiste analisar se a utilização das atividades experimentais, nas aulas de ciências, contribui com o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Manaus, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir da abordagem qualitativa, com o método dialético, uma pesquisa participante, no qual realizamos uma entrevista com o professor, observação em sala de aula, aplicação de uma atividade experimental e o grupo focal. Os dados gerados permitiram perceber que podemos desenvolver habilidades cognitivas dos alunos através da aplicação das atividades experimentais, visto em nossas observações, em sala, que o professor não realizava por alguns fatores, entre eles: não ter laboratório na escola, a falta de tempo para elaboração das atividades experimentais, suporte de equipamentos e materiais fornecidos pela escola e a falta de interesse dos alunos. Foi comprovado, na aplicação das atividades experimentais e no grupo focal, que os alunos se tem interesse, disciplina, comprometimento e amadurecimento intelectual quando foram mudadas as condições do processo ensino aprendizagem. Na pesquisa, demonstrou que a carência do aprofundamento epistemológico na formação do professor pode ser um dos fatores que contribuíram para a incompreensão de se desenvolver habilidades cognitivas nos alunos através de metodologias diversificadas. Assim como, a relação entre a epistemologia e aplicação da atividade experimental, defendida pela teoria do desenvolvimento cognitivo por Vygotsky, indicando a importância de promover, junto ao professor, reflexões teóricas acerca da prática pedagógica, no desenvolvimento das habilidades cognitivas, através das atividades experimentais.
Abstract: Considering the development of experimental activities in Science classes, it is not a simple strategy to prove the theory through the application of pre-established scripts or handling laboratory materials, being far beyond the expectations of teachers. Through experimental activities, students can develop skills that will reflect their cognitive thinking. In this context, we organize the research, having as a scientific problem: the experimental activities in the Science classes, contribute to the development to cognitive skills of the student? The aim of this work it consists in analyze if the use of experimental activities in science classes can contribute with the development cognitive skills of the student. The research was carried out in a public school in the city of Manaus, in a class of the 8th year of Elementary School II, based on the qualitative approach, whose dialectical method, a participatory research, in which we conducted an interview with the teacher, observation in class classroom, application of an experimental activity and the focus group. The data generated allowed us to realize that through the application of experimental activity, students' cognitive skills can be developed, since the teacher did not perform due to some factors, not having a laboratory at school, the lack of time to develop experimental activities, support of equipment and materials provided by the school and students' lack of interest. This last factor was proven in the application of the experimental activity and in the focus group, in which the students had interest, discipline, commitment and intellectual maturity when carrying out the experimental activity. We believe that the lack of epistemological deepening in teacher education is one of the factors that contributed to the lack of knowledge of the procedures for the application of an experimental activity, and, in which they can be developed for the teaching learning process. In our observation in the classroom, the teacher did not perform an experimental activity, so it was possible to apply together with the teacher, and what made the difference for our research the teacher felt motivated, and realized that it was possible to perform in the classroom experimental activities, therefore applied four more experimental activities, these being demonstrative with the class. The research demonstrated the importance of the relationship between epistemology and application of experimental activity, defended by the theory of cognitive development, indicating the importance of promoting theoretical reflections with the teacher about pedagogical practice in the development of cognitive skills through experimental activities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3337
Aparece nas coleções:PPGECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.