DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Dionara Freire de-
dc.contributor.authorDullius, Maria Madalena-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-01T22:15:03Z-
dc.date.issued2013-07-11-
dc.identifier.citationARTIGUE. M. Ingeniere didactique. Recherches em didactiques des mathematiques. Grenolbe. Lá Pense Sauvage. Editions. 1990. DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. Campinas, SP: Papirus, 2003. BORTOLOSSI, H. J. GeoGebra. Software de Matemática Dinâmica Gratuito. Disponível em <http://www.professores.uff.br/hjbortol/GeoGebra/index.html>. Acesso em: 25 de abr. 2012. GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. GUZMAN R. I. Registres mis enjeu par la notion de fonction. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. IREM de Strasbourg,vol2, p.229-259,1998. MISKULIN, R. G. S.; MARTINS, M. C. MANTOAN,M. T. E. Análise Microgenética dos Processos Cognitivos em Contextos Múltiplos de Resolução de Problemas. Campinas: NIED/UNICAMP, memo nº 31, 43 p., 1996. PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte. Autêntica.2002. PEIRCE, C. S. Obra lógico-semiótica. Madrid: Taurus, 1965. SANTAELLA, L. O que é semiótica. 20. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. SANTOS, E. P. Função afim y=ax+b: a articulação entre os registros gráficos e algébricos com o auxílio de um software educativo. Dissertação Mestrado em matemática. Puc. São Paulo, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3044-
dc.description.abstractThe scope of this study has been to develop, implement and analyze a didactic sequence involving the study of Afim Function and its mathematical presentations in a semiotic view, using GeoGebra Software for students learning. The research was supported by French theorists in the Didactics of Mathematics: Duval´s Theory of Semiotics Representation Registers (2004) and Didactic Engineering Curriculum proposed by Artigue (1990) for analysis of the records of students in the classroom. Pedagogical intervention happened in a class of 1st year of High School at a state school in the city of Gaspar-SC, Brazil, in the course of regular classes in Mathematics, where a didactic sequence consisting of a priori and a posteriori analyses was developed. Analyses of activities allowed the conclusion that development of didactic sequence using GeoGebra was efficient and achieved the original aims: to recognize the Afim Function in natural, algebraic, graphical and tabular languages, to understand treatment procedures in different records and to perform the process of conversion between different records. Thus, the validity of the activities became apparent and the use of GeoGebra contributed to the learning of the object of study "Afim Function". Key words: Records of representation. GeoGebra. Afim Function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegistros de Representaçãopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectFunção Afimpt_BR
dc.titleRepresentações matemáticas nos processos de ensino e de aprendizagem da função afim com uso do software Geogebrapt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of mathematics in the process of teaching and learning function otherwise using the software geogebrapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-01T22:15:03Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage148pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage137pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que envolveu o estudo da Função Afim e das representações matemáticas em uma perspectiva semiótica para a aprendizagem dos alunos, utilizando o software GeoGebra. A pesquisa foi sustentada por teóricos franceses da Didática da Matemática: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2004), e na Engenharia Didática proposta por Artigue (1990), para análise dos registros dos alunos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do município de Gaspar-SC, durante as aulas de Matemática, em que foi desenvolvida uma sequência didática composta da análise a priori e análise a posteriori. As análises das atividades permitiram concluir que o desenvolvimento da sequência didática utilizando o GeoGebra foi eficiente e atingiu os objetivos propostos inicialmente, ou seja, reconhecer a Função Afim nos registros de linguagem natural, algébrica, tabular e gráfica: compreender os procedimentos de tratamento nos diferentes registros e realizar o procedimento de conversão entre os diferentes registros. Dessa forma, observamos a validade das atividades, e que uso do GeoGebra contribuiu para o aprendizado do objeto de estudo “Função Afim”. Palavras : Registros de representação. GeoGebra. Função Afim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons