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Titel: Clube de ciências como um espaço para desenvolver atributos do domínio intrapessoal
Sonstige Titel: Science clubs as a space to develop intrapersonal attributes
Autor(en): Albuquerque, Nathália Fogaça
Lima, Valderez Marina do Rosário
Rosito, Berenice Alvares
Stichwörter: Clube de Ciências;Ensino não Formal;Ensino de Ciências.
Erscheinungsdatum: 6-Jun-2016
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BORGES, R. M. R. Repensando o Ensino de Ciências. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 209–230. CAMARGO, A. N. B. et al. A pergunta na sala de aula: concepções e ações de professores de Ciências e Matemática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 1., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. DE CHARMS, R. Enhancing motivation: Change in the classroom. Nueva York: Irvington, 1976. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9 ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2011. FAGUNDES, S. M. K. Experimentação nas aulas de Ciências: um meio para a formação da autonomia? In: GALIAZZI, M. C.; AUTH, M.; MORAES, R.; MANCUSO, R. (Orgs.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências. Ijuí: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 33 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.23-33 | jul-dez | 2016 Editora Unijuí, 2007. p. 317–336. FLICK, U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 43 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. GARCIA-CELAY, I. M. Motivação e aprendizagem escolar. In COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 161-175. GARDNER, H. Cinco mentes para o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. LIMA, V. M. R. Clube de Ciências: contribuições à formação do educando. 1998. 206 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. LITTO, F. Um modelo para prioridades educacionais numa sociedade de informação. Revista Pátio, Porto Alegre, n.3, p. 15-21, 1998. LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fis., Rio de Janeiro, v.13, n.3, p. 248-273, 1996. MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011. PELLEGRINO, J. W.; HILTON, M. L. (Ed.). Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington, DC: National Academy of Sciences, 2012. POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. REIS, P. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011. Disponível em: <http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf>. Acesso em: 20 out.2015. ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. S.; BORGES, R. M. R. Transdisciplinaridade: A natureza íntima da educação científica. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. ROSITO, B. A.; LIMA, V. Clube de Ciências: Espaço para produção artística? In: Congresso RedPop 2015 - Arte, Tecnologia Y Ciências. Nuevas Maneras de Conocer, 2015, Medelin. Livro de Memórias RedPop 2015. Medelin: RedPop, 2015. v. 1. p. 1046-1052. SALES, M. V. S. Uma reflexão sobre a produção do material didático para a EAD. In: 12º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A INTEGRAÇÃO DAS AMÉRICAS, 1., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade do Estado da Bahia, 2005. p. 1- 7. VEIGA-NETO, A. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. FDE – Série Idéias: São Paulo, v.1, n.26, p. 105-119, 1995. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZABALZA, M. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender de que forma as experiências vivenciadas em clubes de ciências contribuem para que estudantes da educação básica desenvolvam atributos do âmbito intrapessoal. O estudo foi realizado com 20 estudantes participantes de um clube de ciências situado na cidade de Porto Alegre/RS, todos com idade entre 10 e 12 anos e cursando o 6º ou 7º ano, dois professores desses estudantes no ensino regular e seis pais dos mesmos alunos. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, entrevistas e expressões dos estudantes durante atividades propostas pela pesquisadora. Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, e a pesquisa foi do tipo estudo de caso. Identificou-se o clube de ciências como um espaço para estimular o desenvolvimento de aspectos intrapessoais importantes aos sujeitos do século XXI. Observou-se a expressão da curiosidade, a capacidade em lidar com erros e frustração, a motivação e a autonomia dos integrantes do grupo. A partir dos resultados, recomenda-se a implementação de mais clubes de ciências na educação básica, pois esses espaços contemplam situações que propiciam a formação de aspectos que são importantes na contemporaneidade. Palavras-chave: clube de ciências. ensino não formal. ensino de ciências.
Zusammenfassung: The purpose of this article is to understand how the experiences in science clubs contribute to the development of basic education students intrapersonal attributes. This study was conducted with the participation of 20 students participating in a science club at Porto Alegre/RS, all of them with age between 10 and 12 years old and studying at 6th or 7th grade, two teachers of these students in regular schools and six parents of the same students. Data collection occurred through observations, interviews and expressions of students during activities proposed by the researcher. Data were analyzed using the Text Analysis Discourse, and the research was case study type. The science club was observed as a space to stimulate intrapersonal aspects recommended to the people of the XXI century. The expression of curiosity, ability to handle errors and frustration, motivation and autonomy was showed at the students actions. In some activities, however, students showed to have lack of autonomy to develop new tasks. Based at the results found in this research, it is recommended to implement more science clubs in basic education. Keywords: science club. non-formal education. science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2852
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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