DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2842
Título: Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
Título(s) alternativo(s): Transversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teaching
Autor(es): Sousa, Ismitiely Silva
Souza, Jessica Martins de
Silva, Nataly Cantão da
Neves, Maria Aparecida
Palavras-chave: Extensão Universitária;Estágio Supervisionado;Sistema Transversal;Biologia;Botânica
Data do documento: 11-Jan-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016.
Resumo: Este trabalho é resultado da ação de extensão da disciplina de Estágio em Educação IV, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Proposta baseada no sistema transversal de ensino-aprendizagem de Piconez (2004), onde a sistemática de planejamento é geradora de reflexões. A escolha do tema “Reino vegetal”, considerou o fato do ensino de botânica ser visto pelos alunos como pouco atrativo, e por alguns professores, como um conteúdo difícil de ser trabalhado, assim como a dificuldade de manter o interesse do aluno nas aulas. Estruturas, sequência sistemática de organismos e grupos, classificação taxonômica bastante complexa, acabam sendo um desafio. Foram realizados minicursos (20 horas) em duas escolas da rede pública, para 31 alunos do 20 ano do ensino médio. O principal objetivo do trabalho foi despertar nos alunos o interesse pelo estudo da Botânica e estimula-los a aplicar este conhecimento na preservação do meio ambiente e no seu dia-a-dia, os resultados foram bastante positivos. Palavras-Chave: Extensão universitária, Estágio supervisionado, Sistema transversal, Biologia, Botânica
Abstract: This work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2842
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica.pdf539,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons