DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2755
Titel: Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em tecnologias digitais
Sonstige Titel: Continued Craning of Mathematical Teachers analyzed through a course in Digital Technologies
Autor(en): Brito, Rosângela C
Oliveira, Nilomar Vieira de
Vasconcelos, Elizandra Rego de
Stichwörter: Tecnologias Digitais;Professores de Matemática;Formação Continuada
Erscheinungsdatum: 13-Jan-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ANGOTTI, José André Peres. Ensino de Física com TDIC. 1º ed. – Florianópolis: UFSCAR/EAD/CED, 2005. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011. BRASIL,Ministério da Educação. Programas de Governo nº 16 – Infraestrutura de Tecnologia para a educação básica pública (ProInfo). Brasília-DF, 2013b. Disponível em: http://sistemas.cgu.gov.br/relats/uploads/2506_%20RAv%2016%20-%20PROINFO.pdf. Acesso em 20/06/2016. ______.CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO (CGU). Relatório de Avaliação da Execução de Programas. CNPq/CAPES/SEED-MEC (2010) Edital no. 76/2010. PROUCA Fase 2. Disponível: http://memoria.cnpq.br/editais/ct/2010/docs/076.pdf. Acesso em 08/05/2016. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23º ed. Campinas- S.P: Papirus, 2012. IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010 KOEHLER, M.J; MISHRA, What is technological pedagogical content knowledge?Contemporary Issues in Technology and Teacher Education.Michigan- State University.Editors’ Notes-2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/volume-9/issue-1-09/general/what-is-technological-pedagogicalcontent-knowledge/ Acesso em: 26/10/ 2016. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 86 _______, Vani Moreira. Tecnologia e Tempo Docente. Campina, SP: Papirus, 2012. PALIS, G.L.R; O conhecimento tecnológico pedagógico e do conteúdo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo. v.12, nº 3, pp. 400-451, 2010. PIMENTA, Selma. G; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese, e crítica de um conceito. 7. ed-São Paulo: Cortez, 2012. PIMENTA, Selma. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativo: Construindo se significado a partir de experiências com formação de docentes. Educação e Pesquisa. São Paulo, setembro de 2005. SAMPAIO, P. A. R. Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática. Revista Científica da Educação à Distância. Vol. 6, nº 10- Jul. 2014. TAJRA, Samya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar as percepções, possibilidades e desafios de professores de matemática no que tange ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas didático-pedagógicas, a partir do processo de formação em serviço no âmbito do projeto piloto Amazonas+ Conectado. A partir dos dados coletados emergiram três categorias, sendo que, aqui, apresentaremos somente a categoria: Formação e realidade a partir da reflexão do professor. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois os dados apontam que os professores não conseguiram apropriar-se com segurança dos instrumentos tecnológicos durante a formação. Outro fator está relacionado à forma como essas formações são planejadas, sem conexão entre três eixos: a tecnologia, o pedagógico e o conteúdo (matemático). Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Professores de Matemática. Formação Continuada.
Zusammenfassung: This article is part of a master's thesis that aimed to analyze the perceptions, possibilities and challenges of mathematics teachers regarding the use of digital information and communication technologies (DICT) in their didactic-pedagogical practices, from the process of in-service training under the Amazon+ Connected pilot project. From the data emerged three categories, and here we present only the category: Formation and reality from the reflection of the teacher. For the development of this work, the qualitative approach was adopted, having asinstruments of data collection: documented analysis, questionnaire, and semi-structured interview. The results indicate that the training is still far from the real needs of the teachers, because the data show that they were not able to safely take the technological instruments during the training. Another factor is related to the way these formations are planned, without connection between three axes: technology, pedagogy and (mathematical) content. Key-words: Digital Technologies. Mathematics Teachers. Continuing Education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2755
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons