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Título: Experiências da educação ambiental voltada à gestão de riscos de desastres naturais no Brasil
Título(s) alternativo(s): Experiences of environmental education to risk management of natural disasters in Brazil
Autor(es): Ribeiro, Jefferson
Vieira, Rafaela
Palavras-chave: Defesa Civil;Desastres;Educação Ambiental;Percepção Ambiental
Data do documento: 2-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: população mundial tem apresentado um acelerado ritmo de crescimento, gerando uma demanda por ocupação de determinadas áreas suscetíveis aos processos do meio físico, expondo uma parcela da sociedade aos riscos de desastres naturais. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as experiências de Educação Ambiental (EA) para Gestão de Riscos de Desastres (GRD), aplicadas em nível nacional nas comunidades escolares. Para tanto, foram identificadas as produções científicas relacionadas ao tema EA para GRD. A técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que foram utilizadas conjuntos de palavras para dar suporte nas buscas. Obteve-se 77 estudos validados e avaliados. Entre os resultados, evidenciou-se que atualmente no Brasil existem algumas práticas para prevenção e mitigação aos riscos de desastres, realizadas por diferentes instituições, com destaque para a atuação de alguns professores e de alguns órgãos de Defesa Civil. Palavras-chave: Defesa Civil. Desastres. Educação Ambiental. Percepção Ambiental.
Abstract: World population has shown a fast pace of growth, generating a demand for occupation of particular areas susceptible to the processes of the physical environment, exposing a portion of the is inhabitants to the risks of natural disasters. Among the processes for risk management are prevention and mitigation that avoid and minimize the negative impacts of disasters, respectively. The objective of this study was to identify and describe the experiences of Environmental Education (EE) for Disaster Risk Management (DRM)applied at national level in school communities. So, the scientific productions related to the theme EA for DRM were identified. The bibliographical research was the used technique in which word sets were used to support the searches. We obtained 77 validated and evaluated studies. Among the results it was evidenced that in Brazil, there are some practices for prevention and mitigation to the risks of disasters, carried out by different institutions, with emphasis on the work of some teachers and some Civil Defense agencies. Keys works: Civil Defense. Disasters. Environmental Education. Environmental Perception. 1Biólogo
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2728
ISSN: 1984-7505
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