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Título: A ciência reproducionista nos livros didáticos de biologia: um monólogo sobre a experimentação
Autor(es): Walczak, Aline Teresinha
Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Güllich, Roque Ismael da Costa
Palavras-chave: Ensino de Biologia;Estratégias de Ensino;Ciência Reproducionista
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AMARAL, I. A.; Os fundamentos do ensino de Ciências e o livro didático. In: FRACALANZA, H.; NETO, J. M.; (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. p. 81-124. BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12598:publicacoes>. Acesso em: 20 de outubro de 2015, ás 19:00. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2013. 128 p. EMMEL, R. O currículo e o livro didático da Educação Básica: contribuições para a formação do licenciando em Ciências Biológicas. 2015. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências) - UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015. FAGUNDES, S. M. K. Experimentação nas Aulas de Ciências: Um Meio para a Formação da Autonomia? In: GALIAZZI, M. C. et al. (Orgs.). 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Resumo: No ensino de Ciências e Biologia, a experimentação é uma ferramenta didática muito importante, se bem contextualizada e articulada, podendo gerar conhecimentos significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, além de levar em conta o modo com que os experimentos estão inseridos nos livros didáticos, o professor deve saber articular as atividades em sala de aula, procurando tornar o processo mais reflexivo e investigativo, utilizando o livro didático de maneira dinâmica e consciente. Tendo a clareza de que o livro didático é amplamente utilizado em classes de Biologia, realizamos uma pesquisa documental, tomando como referência 8 livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Identificamos e analisamos a maneira com que a experimentação está inserida nesses livros didáticos e observamos a presença da categoria Ciência Reproducionista em todos os livros analisados. A Ciência Reproducionista torna o aluno um mero receptor do conhecimento, além disso, desencadeia um ensino de Biologia permeado pela cópia e repetição, causando defasagens na aprendizagem e prejuízos significativos ao ensino, como visões distorcidas de Ciência. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estratégias de ensino. Ciência Reproducionista.
Abstract: In the teaching of Biology Science the experimentation can be a didactic tool very important and valid, if it will be contextualized and articulated can generate significant knowledge in the process of teaching and learning. Besides taking notice the way the experiments were inserted in the textbooks, there is a necessity for the teacher know how to articulate the activities in the process of teaching, in an effort of being a reflexive and research teacher simultaneously. It is necessary for that, to know how to use the tools of the textbook in a dynamic and conscious way without detain just in the book purpose. Having in mind this perspective, we accomplished a research with 12 Biology textbooks from High School (LDBEM), being a kind of documental analysis. We identified and analyzed the way the experiments are presented in these didactic books, having as a result the observation of two different categories of experimentation. They have being classified as reproduction and investigative, that the first one enable the student to a mere receptor of knowledge and the second one enable them as a main articulator of the process of investigation and construction of knowledge. We also observed that the reproductive science is yet present in the textbooks used for biology teaching, causing many significant consequences in relation to teaching, as well as the views from science, being these present in everyday life. Key-words: teaching Biology. teaching strategies. reproductive science.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2720
ISSN: 1984-7505
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