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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Denilson Diniz-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-28T01:52:09Z-
dc.date.issued2008-06-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2627-
dc.description.abstractConcerns about the quality of teaching of science led to the development of this research. It is a subject of research, education professionals in the area of the central-west city of Manaus. The aim was to investigate, through application of questionnaires, the school, teachers and administrators. The topics investigated provided information about the school, their daily life and the profile of these, focusing on the characteristics of teaching in practice teaching and the use of teaching tools. The methodology used or contact with the following tools: literature search for the construction of the theoretical framework, Lakatos and Marconi (1995), where field research was a comparison between the theoretical framework built and the reality of the object of study proposed Bastos and Keller ( 1992) and research-action which has developed in the school environment, along with teachers, students and the community, Ludke (2004). It should be emphasized that the research was focused on pedagogical practices of teachers, and a support necessary studies on the teaching of science. The results observed on his education, the pedagogical practices and the use of tools and materials indicate inadequate education, limited and restricted use of teaching materials as well as the difficulty of working the cross-cutting themes. It is possible, still, identifying the unpreparedness in the development of educational practice, lack of knowledge that is updated more evidence in a speech that does not apply to the reality that experience. It's worth remembering that not only solve this problem by providing instructions to teachers only theoretical, it is necessary a reformulation of its initial and ongoing training for teachers of Natural Sciences for the elementary school, objects to this study. Keywords: Profile - Practice teaching. Teaching tools. Teaching of Science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstrumentos Didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titlePrática pedagógica de professores de Ciências Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T01:52:09Z-
dc.contributor.advisor-co1Nagem, Ronaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Bigi, Maria de Fátima Acácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424259743635943pt_BR
dc.contributor.referee1Bigi, Maria de Fátima Acácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424259743635943pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210pt_BR
dc.description.resumoAs preocupações sobre a qualidade do ensino de Ciências motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constituiu-se como objeto de investigação, profissionais da educação da zona centro-oeste do município de Manaus. Buscou-se investigar, por meio de aplicação de questionários, a escola, os professores e os gestores. Os tópicos investigados forneceram informações sobre o espaço escolar, seu cotidiano e o perfil dos mesmos, centrando-se nas características do ensino, na prática pedagógica e no uso de instrumentos didáticos. A metodologia utilizada cont ou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, Lakatos e Marconi (1995), pesquisa de campo onde se realizou uma comparação entre o referencial teórico construído e a realidade do objeto de estudo proposto Bastos e Keller (1992) e pesquisa-ação onde se desenvolveu no ambiente escolar, junto com os professores, os estudantes e a comunidade, Ludke (2004). Convém ressaltar que a pesquisa foi centrada na prática pedagógica dos professores, sendo um apoio necessário aos estudos sobre o ensino de Ciências. Os resultados observados sobre a formação acadêmica, a prática pedagógica e o uso de instrumentos e de materiais didáticos indicam formação acadêmica inadequada, uso restrito e limitado do material didático, bem como a dificuldade de trabalhar os Temas Transversais. É possível, ainda, identificar o despreparo no desenvolvimento da práxis pedagógica, falta de conhecimentos mais atualizados que se evidenciam em um discurso que não se aplica à realidade que vivenciam. Vale lembrar que não resolverá tal problema apenas proporcionando aos professores somente instruções teóricas, faz-se necessário uma reformulação de sua formação inicial e permanente para os professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental, objetos do presente estudo. Palavras-chave: Perfil – Prática pedagógica. Instrumentos didáticos. Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Ensino de Ciênciaspt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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