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dc.contributor.authorSantiago, Eleonora Celli Arenare-
dc.date.available2020-05-05-
dc.date.available2020-05-08T17:31:53Z-
dc.date.issued2010-10-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2614-
dc.description.abstractIn a time of constant new electronic devices and technological innovations, the simply act of teaching as we knew on the turn of the century has become obsolete. Education cannot afford to fall behind these changes, and teachers and educators need to learn how to modify methodologies and teaching strategies, as well as to apply this new technology and resources. The knowledge and use of these so called 'information and communication technologies (ICT's) are crucial to the development of high quality education. This research paper addresses the challenges that teachers and educators face when trying to implement these ICT's in their lessons as a way to motivate students in chemistry classes. The observations and notes for this research were obtained in thirteen different public schools in a mid western area of the city of Manaus, the capital of Amazonas, in Brazil. The teachers observed were all chemistry teachers and all schools were part of the Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC (state education office). The results from the questionnaires used during the research were, then, charted and analyzed according the Likert scale. These charts showed that the implementation and use of the ICT's is still insufficient and a challenge. As a result of this research, a specialized course, which will prepare mainly middle and high school chemistry teachers, was created.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informaçãopt_BR
dc.subjectEscala Likertpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleA integração das tecnológicas de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem em química nas escolas públicas de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:31:53Z-
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Frazão-
dc.contributor.referee1Teixeira, Ana Frazão-
dc.contributor.referee2Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Forsberg, Maria Clara da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.description.resumoCom o notável avanço da eletrônica nos últimos anos e das inovações tecnológicas em tempo cada vez menor, o ato de ministrar aulas como se fazia no final do século XX está desatualizado e fadado ao insucesso. A educação não pode ficar a margem dessa revolução tecnológica e os professores necessitam urgentemente modificar suas metodologias e estratégias de ensino para que o conhecimento e aplicação dos recursos das tecnologias da informação e comunicação (TICs) sejam aliados para se alcançar um ensino de qualidade. O trabalho aborda as dificuldades que os professores apresentam na integração das TICs como ferramenta de motivação para o problema do desinteresse dos alunos nas aulas de Química. A observação foi feita com os professores de Química de treze escolas públicas da cidade de Manaus da Zona Centro Oeste, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC. Os resultados obtidos através dos questionários aplicados foram tabelados e analisados através da escala de Likert, demonstrando que ainda é insuficiente essa integração. Como resultado da pesquisa foi gerado um produto na forma de um curso de especialização para os professores da rede estadual de ensino médio do Estado do Amazonas com o objetivo de melhorar a qualidade do Ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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