Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2588
Titel: | Conhecimento Omágua/Kambeba e a educação em ciências: um estudo na escola municipal três unidos no rio Cuieiras/Baixo Rio Negro |
Autor(en): | Breves, Núbia do Socorro Pinto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches |
Stichwörter: | Conhecimentos/saberes;Ensino de ciências;Educação escolar indígena;Espaços educativos |
Erscheinungsdatum: | 24-Apr-2013 |
Herausgeber: | Universidade do Estado do Amazonas |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação trata de uma pesquisa, realizada na comunidade indígena Três Unidos e Escola Municipal Três Unidos – AUA KAMBEBA, no rio Cuieiras/baixo Rio Negro, que analisa a contribuição do conhecimento dessa etnia para a Educação em Ciências na Amazônia, considerando a forma como conduz as práticas de ensino de Ciências Naturais, numa proposta de educação escolar indígena, fortalecedora de suas tradições, de seu território e da sustentabilidade local. Teve como objetivo analisar o conhecimento tradicional do povo Omágua/Kambeba nas práticas de ensino-aprendizagem de ciências naturais na Escola Municipal Três Unidos – AUA KAMBEBA no Rio Cuieiras, e sua articulação com a concepção de espaço educativo na Educação em Ciências. Enquanto procedimento metodológico, optamos pela abordagem qualitativa da realidade histórica, política e sociocultural dos Omágua/kambeba, em que priorizamos o conhecimento das metodologias e das concepções indígenas de ensino e aprendizado das Ciências Naturais em espaços diferenciados de educação formal que, hoje, configura uma perspectiva de educação intercultural no estado do Amazonas. As conclusões apontam que o povo Omágua/Kambeba subsidia sua prática de ensino-aprendizagem escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva da pedagogia de projetos, privilegiando a interdisciplinaridade nos espaços educativos, articulando os conhecimentos tradicionais com o currículo oficial. |
Zusammenfassung: | The dissertation is a survey conducted in the indigenous community and United School District Three Three States - AUA Kambeba in Cuieiras / lower Rio Negro, which analyzes the contribution of knowledge that ethnicity for Science Education in the Amazon, considering how conducts practical teaching of Natural Sciences, a proposal for indigenous education, empowering its traditions, its territory and local sustainability. Aims to analyze the traditional knowledge of the people Omágua / Kambeba practices in the teaching and learning of natural sciences in the School Hall Three States - AUA Kambeba Cuieiras in Rio, and its articulation with the design of educational space in Science Education. While methodological procedure, we opted for a qualitative approach of historical reality, political and sociocultural Omágua / Kambeba, prioritizing knowledge of methodologies and indigenous conceptions of teaching and learning of Natural Sciences in different spaces of formal education, which today configures a perspective of intercultural education in the state of Amazonas. The findings suggest that people Omágua / Kambeba subsidizes their teaching-learning school in the early years of primary school, in the perspective of pedagogy project, focusing on interdisciplinary educational spaces, combining traditional knowledge with the official curriculum. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2588 |
Enthalten in den Sammlungen: | PPGECA |
Dateien zu dieser Ressource:
Datei | Beschreibung | Größe | Format | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento omágua-kambeba e a educação em ciências.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Öffnen/Anzeigen |
Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons