DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2581
Título: Educação científica a partir de atividades de conservação de Quelônios Amazônicos em comunidades ribeirinhas do baixo Amazonas
Autor(es): Silva, David Xavier da
Orientador(es): Fachín Terán, Augusto
Palavras-chave: Educação Científica;Educação Científica;Projeto Pé-de-Pincha;Projeto Pé-de-Pincha;Quelônios;Quelônios;Comunidades ribeirinhas;Comunidades ribeirinhas;Amazônia;Amazônia
Data do documento: 17-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Projetos de conservação sobre quelônios amazônicos vêm sendo realizados na Amazônia desde a década de 70. Este esforço de conservação tem apresentado resultados positivos no que se refere à proteção das praias de desova dos quelônios e sucesso na eclosão e devolução dos filhotes para o seu ambiente natural; entretanto, não se conhece o impacto do projeto na educação científica dos estudantes participantes. Para tanto o problema que emerge esta pesquisa, foi saber qual era a influência do projeto “Pé-de-Pincha” na educação científica dos estudantes das séries iniciais das escolas municipais das comunidades Parananema, Aninga e Macurany no município da Parintins – AM. Deparamo-nos ainda com os seguintes questionamentos: 1) Qual a participação dos professores no projeto e sua repercussão na educação científica dos estudantes das séries iniciais? 2) Como ocorria o processo de educação científica relacionado à formação dos conceitos de manejo, preservação e reprodução em estudantes que participam no projeto? 3) Como se dava a tessitura dos elementos presentes nas relações entre comunidade – projeto – escola – ensino de ciências? A pesquisa foi quali-quantitativa e o tipo de estudo descritivo; forma utilizados elementos da etnografia os quais visaram possibilitar as descrições das relações entre o projeto e o ensino. Constituíram-se como sujeitos da pesquisa 58 pessoas das quais: 48 alunos, 04 professores, 03 coordenadores de projeto e 03 comunitários. Os dados foram obtidos através da observação, entrevista semi-estruturada, questionários e análise de documentos. Nas análises de dados, tornou-se evidente que há influência na aprendizagem dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. Os resultados apontam para contribuição no fortalecimento da educação científica, possibilitando acesso a uma série de conhecimentos que são vivenciados na prática, a partir das construções das relações de ensino e participação dos sujeitos no processo, e a aplicações no cotidiano dos conceitos de preservações, conservações e reprodução. Foi notória a participação dos professores das comunidades investigadas, assim como também as inferências de que há participação junto ao processo de ensino dos alunos nas séries iniciais. Podemos considerar objetivamente, que as atividades desenvolvidas com a participação da escola em projetos de manejo comunitário de quelônios amazônicos são importantes no processo da educação científica dos estudantes e professores das escolas estudadas; pois nos permitiu o entendimento não só de apreciações, mais também de aprendizagem de conceitos científicos através dessa prática. Ao tratarmos da tessitura dos elementos presentes nas relações, podemos afirmar que se bem trabalhado o projeto é um meio agregador de união de objetivos comum nas comunidades. Contudo as ações em conjunto da comunidade – projeto – escola – ensino de ciências; permitem à escola o fortalecimento de sua atuação como instituição promotora da melhoria das condições educacionais e sociais.
Abstract: Conservation projects on Amazonian turtles have been implemented in the Amazon since the 1970s. This conservation effort has shown positive results with regard to the protection of turtle nesting beaches and success in hatching and returning the hatchlings to their natural environment; however, we do not know the project's impact on science education of participating students. We know the influence of the project "Pe-dePincha" in science education for students of early grades of public schools Parananema communities, and Aninga Macurany in the city of Parintins - AM. From this we ask the following questions: 1) What is the role of teachers in the project and its impact on science education of students in early grades? 2) How does the process of science education relate to the formation of the concepts of management, preservation and reproduction in students participating in the project? 3) How are the elements weaved into the relationship between community - project - school - teaching science? The research was a qualitative and descriptive study; using elements of ethnography aimed to allow the descriptions of the relationship between design and education. The research subjects involved 58 people (48 students, 4 teachers, and 3 design engineers from3 communities). Data were obtained through observation, semi-structured interviews, questionnaires and document analysis. During data analysis, it became evident that there was an influence on learning of the students involved in project activities. The results indicate contribution in strengthening science education, allowing access to a range of knowledge that are experienced in practice, from the constructions of the relationships of education and participation of the subjects in the process, and applications in everyday concepts of preservation, and conservation of reproduction. The results suggest there is active participation of teachers in the communities investigated, as well as to the inferences that there is participation among the teaching of students in early grades. We can consider objectively, that the activities with the participation of school projects in the community management of Amazonian turtles are important in the science education of students and teachers of the schools studied; it allowed an understanding not only of assessments, but also learning scientific concepts through this practice. By treating the fabric of the elements present in the relationship, we can say that the project is working through an aggregated union of common goals in the communities. We realize that the actions of the combined community effort (project and school) produce a better science education; this allows the school to strengthen its role as an institution promoting the improvement of educational and social activities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2581
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons