Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2555
Titel: | A Trajetória pessoal como descoberta de uma pesquisadora em artes de Cena |
Autor(en): | Araújo, Iris Brasil de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Soares, Taciano Araripe |
Stichwörter: | Atrizes;Feminismo;Criação de Personagens;Manaus |
Erscheinungsdatum: | 13-Dez-2019 |
Herausgeber: | Universidade do Estado do Amazonas |
metadata.dc.description.resumo: | presente trabalho estuda as relações da construção de personagens durante minha trajetória acadêmica, como este percurso foi influenciado por vivências pessoais e o aprofundamento na causa feminista até o processo de montagem cênica de conclusão do curso de Bacharelado em Teatro com o espetáculo 'Mocinha', cuja linguagem do teatro performativo (FÉRAL, 2008) está presente. Durante a pesquisa, utilizo referências sobre os teatros do real, feminismo e a escrita autoetnográfica (SAISON, 1998; BEAUVOIR, 2009; FORTIN, 2009). Nesse período de registro, percebi a influência dos arquétipos femininos colocados nas dramaturgias clássicas e como as mulheres passaram por um processo de abnegação ao serem submetidas aos afazeres domésticos e cuidado com o lar, função questionada pelo movimento feminista dos anos 1960 e que no teatro se faz presente como instrumento de emancipação. Palavras-chave: atrizes, feminismo, criação de personagem, Manaus |
Zusammenfassung: | The present essay studies the relations on character construction during my academic path, how it was influenced by personal experiences and the deepening in the feminist cause all the way through my play of course completion 'Mocinha', whose language of the performative theater (FÉRAL, 2008) is present. During the research, I use references about the theaters of the real, feminism, and self-ethnographic writing (SAISON, 1998; BEAUVOIR, 2009; FORTIN, 2009). In this period of recording, I realized the influence of female archetypes placed on classical dramaturgies and how women went through a process of self-denial when subjected to household chores and home care, a function questioned by the 1960s feminist movement and that in theater it’s present as an instrument of emancipation. Keywords: actresses, feminism, character creation, Manaus. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2555 |
Enthalten in den Sammlungen: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Dateien zu dieser Ressource:
Datei | Beschreibung | Größe | Format | |
---|---|---|---|---|
A TRAJETÓRIA PESSOAL COMO DESCOBERTA DE UMA PESQUISADORA EM ARTES DA CENA (2).pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Öffnen/Anzeigen |
Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons