Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Daniely Jesus de Souza | - |
dc.date.available | 2020-04-07 | - |
dc.date.available | 2020-04-11T22:10:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2554 | - |
dc.description.abstract | The present work describes and analyzes the construction of the show Preciso Falar, (2019) scenic assembly process of the course completion subject BA in Theater from the State University of Amazonas ESAT-UEA. THE Preciso Falar process addresses the loneliness of black women as the main theme through my own experiences rescued for the dramaturgical construction. The work seeks female clowning and autobiography as language. Are used as methods, the criticism of creative processes, proposed by Cecília Almeida Salles (2011) and the self-ethnography in which I use Sylvie Fortin (2009) as base. It should be noted here, that the greatest engagement for this work, part of the scientific initiation, which is the place of discovery for Maria Eliza Alves dos Reis and her Xamego clown, which, as far as is recorded, is the first black clown in Brazil1 , inserted in the context of the 1940s, at a time when clowning was not thought to be exercised by the woman, neither the black woman. This job investigates the dramaturgy of the clown through experiences based on the feminine and the blackness. Keywords: Female Clowning, Black Feminism, Autobiography, Clown Shaman. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Palhaçaria Feminina | pt_BR |
dc.subject | Feminismo Negro | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Palhaça Xamego | pt_BR |
dc.title | Relato Existência sobre a palhaça Lola no Contexto Manauara e o feminismo Negro como ponto de partida no espetáculo Preciso Falar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-11T22:10:13Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Vanja Poty | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Vanja Poty | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1172396581326510 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho descreve e analisa a construção do espetáculo Preciso Falar, (2019) processo de montagem cênica da disciplina de conclusão do curso de Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas ESAT-UEA. O processo Preciso Falar aborda como temática principal a solidão da mulher negra por meio das minhas próprias vivências resgatadas para a construção dramatúrgica. O trabalho busca como linguagem a palhaçaria feminina e a autobiografia. São utilizados como métodos, a crítica de processos criativos, proposto por Cecília Almeida Salles (2011) e a autoetnografia em que utilizo Sylvie Fortin (2009) como base. Cabe salientar aqui, que o maior engajamento para este trabalho, parte da iniciação científica, que é o lugar de descoberta de Maria Eliza Alves dos Reis e sua palhaça Xamego que, até onde se tem registro é a primeira palhaça negra do Brasil1 , inserida no contexto da década de 40, em um momento que a palhaçaria não era pensada em ser exercida pela mulher, tampouco a mulher negra. Este trabalho investiga a dramaturgia da palhaça através de vivências baseadas no feminino e na negritude. Palavras chave: Palhaçaria Feminina, Feminismo Negro, Autobiografia, Palhaça Xamego. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 BORGES, Ana Cristina Valente. CORDEIRO, Karla Abranches. Palhaçaria feminina: trajetória de investigação e construção dramaturgia de espetáculos dirigidos por karla Concá. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017 CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no mundo / Alice Viveiros de Castro – Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon ; tradução de Renato da Silveira . - Salvador: EDUFBA, 2008. FERNANDES, Silvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta, São Paulo, n. 13, p. 3-13, 2013 FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto etnografia para a pesquisa na prática artística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009. FLORES, Andrea Bentes; LIMA, Wladilene. Dos encontros entre palhaças ou pistas para uma cartografia lúdica. Uberlândia v. 10 n. 1 p. 120-131 jan.|jun. 2014 GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra .Belo Horizonte, 2002. JESUS, Cristiane Sobral Correa de. Teatros Negros e suas estéticas na cena teatral brasileira. Brasília, 2016 45 JUNQUEIRA, Mariana Rabelo. Da graça ao riso : contribuições de uma palhaça sobre a palhaçaria Mariana Rabelo Junqueira, 2012. KILOMBA, Grada. 1968 - Memórias da plantação - episódios de racismo cotidiano/ Grada Kilomba; tradução Jess Oliveira. 1 ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. LIMA, Daniely Jesus de souza. A Palhaça Negra No Cenário Cultural Amazonense: Questões Sociopolíticas e Históricas. III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. UFAM, 2018. MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra . Lisboa: Editora Antígona, 2014 PEINADO, Daniely. Malu – Fragmentos para Preencher Lacunas : o processo criativo documental e a prática de si nas artes da cena / Daniely Peinado. – Manaus : UEA, 2015. RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? / Djamila Ribeiro. 1 ed. São Paulo: Companhia das letras. 2018. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. Cecilia Almeida Salles. Apresentação de Elida Tessler. São Paulo: Intermeios, 2011. SANTOS, Sarah Monteath dos. Mulheres Palhaças: percursos históricos da palhaçaria feminina no Brasil. Dissertação apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Paulista: São Paulo, 2014. SOARES, Taciano Araripe. Sobre a adorável sensação de sermos inúteis: os teatros do real como disparadores poéticos na cena do ateliê 23. Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 2017. VIEIRA, Elise. Teatro documentado e a história não contada. Anais do Simpósio da International Brecht Society, vol.1, 2013. 46 Acesso via internet: Acesso em:18/10/2019 Entrevista Metrópolis https://tvcultura.com.br/videos/52787_metropolis-a-1-palhaca-negra.html Acesso em: 14/09/2019 Blog Xamego: http://palhacoxamego.blogspot.com/ Minha vó era palhaço . Direção: Mariana Gabriel, Ana Minehira. Produção: Mariana Gabriel, Daise Gabriel, Roberto Salim Gabriel. 2016. O riso dos Outros. Direção: Pedro Arantes. 2012. Acesso : https://www.youtube.com/watch?v=uVyKY_qgd54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato existência sobre a palhaça Lola no contexto Manauara e o feminismo negro como ponto de partida no espetáculo Preciso Falar.pdf | 7,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons