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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Heronaldo Pereira dos | - |
dc.date.available | 2020-04-01 | - |
dc.date.available | 2020-03-31T23:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2468 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to present experiences acquired in the teaching of various musical instruments and collective singing, resulting from a social action project carried out by a religious institution in the indigenous community of Terra Preta, rural area of Manaus, in Amazonas. For this research I sought understanding for the theme indigenous people in Luciano (2006); Nheengatu indigenous language in Ávila (2016); Musical education and its possible contributions to the formation of an individual in Fonterrada (2008) and musical poetry in Penna (2008). The methodological procedures adopted were analytical-descriptive, based on action research, with execution of the music teaching project developed in the said community. Among the results achieved are musical learning, by those involved with the guitar, drums, guitar, electric bass, keyboard and collective singing instruments that were discovered by the community during the development of the project. As a result, this project, in addition to the training and capacity building of the community for the practice of music, has enabled the Nheengatu native language to be appreciated through music and, through my initiative together with the community, the Mirá Yiá Musical Group was created. Initiative that resulted in the recording of a CD that directly contributes to safeguard the traditions and native language, genuine elements of the indigenous community Terra Preta. Keywords: musical education; indigenous community; nheengatu language | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Comunidade indígena | pt_BR |
dc.subject | Língua nheengatu | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de instrumentos musicais e canto coletivo : uma experiência na comunidade indígena Terra Preta, na Zona Rural de Manaus, Amazonas, | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T23:00:50Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Neves , Hirlândia Milon | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0363388731375717 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves , Hirlândia Milon | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0363388731375717 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4139414682884244 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade apresentar experiências adquiridas em atividade de ensino de instrumentos musicais diversos e canto coletivo, resultantes de um projeto de ação social realizado por uma instituição religiosa na comunidade indígena Terra Preta, zona rural de Manaus, no Amazonas. Para esta pesquisa busquei compreensão para o tema povo indígena em Luciano (2006); língua indígena Nheengatu em Ávila (2016); Educação musical e suas possíveis contribuições para a formação de um indivíduo em Fonterrada (2008) e, poéticas musicais em Penna (2008). Os procedimentos metodológicos adotados foi o analítico-descritivo, com base na pesquisa ação, com execução do projeto de ensino de música desenvolvido na referida comunidade. Entre os resultados alcançados menciona-se o aprendizado musical, por parte dos envolvidos com os instrumentos violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, teclado e canto coletivo que foram sendo descobertos, pela comunidade, durante o desenvolvimento do projeto. Como resultado, este projeto, para além da formação e capacitação de parcela da comunidade para a prática musical, permitiu através da música, a valorização da língua nativa Nheengatu e, por minha iniciativa junto com comunidade, foi criado o Grupo Musical Mirá Yiá. Iniciativa que resultou na gravação de um CD que, diretamente, contribui para salvaguardar as tradições e a língua nativa, elementos genuínos da comunidade indígena Terra Preta. Palavras-chaves: educação musical; comunidade indígena; língua nheengatu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ÁVILA, Marcel Twardowsky. Dicionário nheengatu-português: nheenga rirú nheengatú-kariwa nheenga. São Paulo, 2016. BERTOLINI, Carolina. Performance musical e reconhecimento: a etnomusicologia da relação entre os povos Sateré-Mawé e Tikuna através do estudo do grupo musical Kuiá, da Aldeia Inhãa-bé, Manaus – AM, 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura) Universidade Federal do Amazonas, 2016. CARVALHO, Rui Manoel Sénico. Parintins: boi-bumbá e afirmação identitária – discurso, representações, sonoridades e identidade no Amazonas contemporâneo/Campinas-SP, 2014. CAMÊU, Helza. Introdução ao estudo da música indígena brasileira. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1977. FONTERRADA, M. T. De Tramas e Fios: um ensaio sobre Música e Educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. _______________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo Atlas, 2008. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Os indígenas no senso demográfico. Censo 2010 – Rio de Janeiro 2012. IBGE, 2010 disponível em:< https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html>. Acesso em: 15.dez.2017. LUCIANO, Gersem dos Santos. Índios do Brasil:o que você precisa saber sobre os povos indígenas do brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. MEIRA, Marcio. Etnias do rio Xié, 2002 disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/bare/1576>. Acesso em 30.out.2017. PENA, Maura. Musica (s) e seus ensino, Porto Alegre. Salina, 2008. ___________. Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 7-16, set. 2005. SANTOS, Gilton Mendes dos. Amazonas indígena: um mapeamento das instituições e da produção bibliográfica sobre os povos indígenas no estado, Fapeam – Manaus AM, 2012. SESC,TV. Barés o povo do rio. Abril/2015 – edição 97. Disponível em: <sesctv.org.br>. Acesso em: 13.out.2017. TRIPP, David. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em 15.dez.2017. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E CANTO COLETIVO UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE INDÍGENA TERRA PRETA, NA ZONA RURAL DE MANAUS, AMAZONAS.pdf | 660,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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