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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Adriano Mello-
dc.date.available2020-03-27-
dc.date.available2020-03-26T23:20:01Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2450-
dc.description.abstractInternal combustion engine controllers reflect the technological advancement of the automotive industry in recent decades. This control went from a fully mechanical carburetors to a complex system of sensors, actuators and controller unit. This research studies the electronic fuel injection system in a gasoline internal combustion engine made by BMW model M50TUB25 and replace this system with a faster, more modern and reliable programmable controller to explore the best performance that the engine can output. The best programmable injection system available on the market for this project is researched and analyzed aiming the best performance, usage and low maintenance cost. Fuel delivery components are dimensioned to use ethanol and a higher power output. Calibration of this engine is studied using ethanol, a higher-octane fuel, analyzing each fuel injection parameter and timing advance curve and what it means and how it alters engine operation. The advantage of using a programmable electronic fuel injection system in an older car, which has older components and designs and has been calibrated to a fuel composition that is no longer found today, is proven to be advantageous.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInjeçãopt_BR
dc.subjectProgramávelpt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectInjectionpt_BR
dc.subjectProgramablept_BR
dc.subjectControlpt_BR
dc.subjectEnginept_BR
dc.subjectEthanolpt_BR
dc.titleProjeto de melhoria de sistema de injeção eletrônica do motor de combustão interna bmw m50tub25 com uso de unidade controladora programável e conversão para etanol.pt_BR
dc.title.alternativeImprovement project for the electronic injection system of the internal combustion engine bmw m50tub25 with the use of a programmable control unit and conversion to etanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T23:20:01Z-
dc.creator.ID9702716917218622pt_BR
dc.contributor.advisor1Evangelista Neto, João-
dc.contributor.advisor1ID4152416345697810pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152416345697810pt_BR
dc.contributor.referee1Del Campo, Eduardo Rafael Barreda-
dc.contributor.referee1ID4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Ricardo Wilson Aguiar da-
dc.contributor.referee2ID0131204505530010pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131204505530010pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702716917218622pt_BR
dc.description.resumoO controle de motores a combustão interna traduz o avanço tecnológico da indústria automotiva nas últimas décadas. Tal controle que passou de um carburador com funcionamento totalmente mecânico para um sistema complexo de sensores, atuadores e unidade controladora. Esta pesquisa estuda o sistema de injeção eletrônica do motor de combustão interna a gasolina BMW M50TUB25 e a substituição deste sistema por um controlador programável mais rápido, moderno e confiável, a fim de explorar da melhor forma possível a eficiência que este motor pode gerar. É pesquisado e analisado o melhor sistema de injeção programável disponível no mercado para este projeto, visando melhor desempenho, confiabilidade e baixo custo de manutenção. Os componentes do sistema de alimentação de combustível são calculados e selecionados para uso de etanol e uma potência maior. Estuda-se a calibração deste motor utilizando etanol, um combustível de maior octanagem e que gera mais potência, analisando cada parâmetro de injeção de combustível e avanço de ponto de ignição e o que significa e como altera o funcionamento do motor. É comprovado a vantagem de utilizar um sistema de injeção programável em um automóvel antigo, que possui componentes e concepções de projeto mais antigos e que foi calibrado com uma composição de combustível que não é mais encontrado atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMáquinas, Motores e Equipamentospt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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