DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2309
Título: Utilização de laboratório para o ensino de ciências e biologia: condicionantes e fatores limitantes
Título(s) alternativo(s): Use of laboratory for teaching science and biology: conditioning factors and limiting factors
Autor(es): Carvalho, Wilian Rodrigues
Orientador(es): Freitas, Silvia Regina Sampaio
Palavras-chave: Ensino Básico, Escola Pública, Aulas Práticas, Amazonas.;Basic Education, Public School, Practical Classes, Amazonas.
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo avaliou as condições dos laboratórios a fim de identificar os fatores condicionantes e limitantes para o uso deste espaço. O público-alvo incluiu docentes que lecionam as disciplinas Ciências e/ou Biologia nas escolas da rede pública da cidade de Tefé/AM. Utilizou-se um formulário semiestruturado, para obtenção de informações sobre: presença/ausência de laboratório na escola, infraestrutura, material de consumo e equipamentos, frequência de utilização, e uso de alternativas pedagógicas para suprir a ausência do laboratório. As entrevistas, conduzidas entre setembro-novembro de 2018, atingiram docentes que atuam em 11 escolas da cidade. Os resultados indicaram que 54,5% das escolas possuem laboratório para aulas práticas. Deste total, 83% apresentam infraestrutura predial adequada. Contudo, a carência de materiais de consumo e/ou equipamentos apropriados e em bom estado foram apontados por 50% dos docentes como um fator limitante à execução de aulas práticas. Logo, conclui-se que a disponibilidade de insumos condiciona o uso do laboratório em Ciências e/ou Biologia.
Abstract: This study evaluated the conditions of the laboratories in order to identify the conditioning and limiting factors for the use of this space. The target audience included teachers who teach Science and / or Biology in public schools in the city of Tefé / AM. A semi-structured form was used to obtain information on: presence / absence of laboratory at school, infrastructure, consumables and equipment, frequency of use, and use of pedagogical alternatives to make up for the absence of the laboratory. The interviews, conducted between September-November 2018, reached teachers who work in 11 schools in the city. The results indicated that 54.5% of schools have a laboratory for practical classes. Of this total, 83% have adequate building infrastructure. However, the lack of consumable materials and / or appropriate equipment and in good condition were pointed out by 50% of teachers as a limiting factor to the execution of practical classes. Therefore, it is concluded that the availability of inputs conditions the use of the laboratory in Science and / or Biology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2309
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de laborátório para o ensino de ciência e biologia.pdf941 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons