DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Valdeni Liborio de-
dc.date.available2020-03-12-
dc.date.available2020-03-11T14:36:14Z-
dc.date.issued2016-04-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2221-
dc.description.abstractScientific literacy emerges in the educational context with the development of science, based on the assumption provide conditions for effective participation of people in their reality. The theme scholars seek to show the need for the construction of this the early years through an education that allows the manipulation of students with elements for reading the world around him. In this context, this master thesis titled scientific literacy in the teaching of reading and writing in full-time State School of Santa Terezinha that has the general objective to analyze the teaching of reading and writing the scientific literacy process and seek through the theoretical contributions Soares ( 2010), Kleiman (1995), Tfouni (2010); Chassot (2003, 2011) Sasseron (2008), Lorenzetti Delizoicov (2001), Lemke (2006) among others, reflect the construction of scientific literacy for teaching reasoning processes and learning of reading and writing. To seek to achieve the goal pretedindo made a methodological approach is a qualitative research that is characterized by the direct contact of the researcher with suejitos surveyed to analyze the interrelations that are built in a given reality. The research took place at a public school in the city of Manaus with a 5th class of elementary school and the subjects were the teacher and the students in this class, and the school pedagogue. The data collection instruments were participant observation, interview and completion of three (3) activities with the students of the 5th year of the initial years. The results showed a reading of teaching design and writing that goes against the concept of literacy and the pedagogical practice of the researched teaching is geared to work with genres based on a dialogical perspective. In this context, we highlight the scientific literacy indicators developed for the teaching of reading and writing process that enables thus affirm the scientific literacy process is process in the research group. Keywords: reading design and writing; teaching practice; scientific literacy indicators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectIndicadores de alfabetização científicapt_BR
dc.titleAlfabetização científica : o ensino da leitura e escrita em uma escola estadual de tempo integral em Manaus/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T14:36:14Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee2Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4299111327399378pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização científica emerge no contexto educacional com o desenvolvimento da ciência, baseada no pressuposto de dar condições para participação efetiva dos sujeitos na sua realidade. Os estudiosos do tema buscam mostrar a necessidade de sua construção a partir dos anos iniciais por meio de um ensino que possibilite a instrumentalização dos estudantes, desenvolvendo neles elementos para a leitura do mundo que os cercam. Neste contexto, esta dissertação de mestrado intitulada Alfabetização Científica: o ensino da leitura e escrita em uma escola estadual de tempo integral em Manaus/AM tem como objetivo geral analisar no ensino da leitura e escrita o processo de alfabetização científica, mediante os aportes teóricos de Soares (2010), Kleiman (1995), Tfouni (2010); Chassot (2003, 2011) Sasseron (2008), Lorenzetti Delizoicov (2001), Lemke (2006) dentre outros. O percurso metodológico parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa, tem como característica o contato direto do pesquisador com os sujeitos pesquisados para analisar as inter-relações que são construídas em dada realidade. O local de pesquisa foi uma escola pública da cidade de Manaus, os sujeitos da pesquisa foram a pedagoga da escola, a professora e 29 estudantes de uma turma do 5º do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, a entrevista e a realização de três atividades com os educandos. Os resultados demonstraram uma concepção de ensino de leitura e escrita que vai ao encontro do conceito de letramento, a prática pedagógica da docente pesquisada é voltada para o trabalho com gêneros textuais, fundamentado numa perspectiva dialógica. Portanto, a pesquisa evidencia a existência de indicadores de alfabetização científica, desenvolvidos durante o processo de ensino da leitura e escrita que possibilitam assim afirmar que a alfabetização científica está em construção na turma pesquisada. Palavras-chave: Leitura e escrita; prática pedagógica; indicadores de alfabetização científicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irande. Lingua, texto e ensino: outra escola Possível. São Paulo: Parabola editoral, 2009 GONZAGA, Amarildo Menezes; TERÁN Augusto fachín-terán; MONTEIRO,Ierecê barbosa; SEGURA, Eduardo Alberto das chagas; AZEVEDO Rosa oliveira Marins. Temas Para O Observatório De Educação Na Amazônia. Curitiba, PR: CRV, 2011 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011 BOCHECO, Otávio. Parâmetros para a abordagem de Evento no enfoque cts. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. BRASIL, Ministério da educação. Pacto Nacional da alfabetização na idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios.. Disponível em << http:// pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>Acesso 20/12/2015 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: 2ª edição, DP&A, 2000. ________. Ministério da Educação. Matriz de Referência Comentada Matemática Leitura e Escrita: Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em <<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/brasilalfabetizado/matriz_referencia.pd f>. Acesso em 15/12/2013. ________. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em<< http://www.inep.gov.br>>. Acesso em 03/05/2011. CACHAPUZ, Antonio. (et al). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CASCAIS, Maria Das Graças Alves. Espaços educativos para a alfabetização científica: uma experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2012. CHASSOT, Áttico. Alfabetização Científica: questões e desafios para educação. 5º edição Ijuí. Editora Unijuí, 2011. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6º edição, São Paulo: Vozes, 1991. ________. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p. 89-100, jan/fev/mar/abr, 2003. ________. Educação consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. 81 CAPRA, Fritjof. O que é Alfabetização Ecológica. São Carlos: RedEScat, 1996. CARUSO, Francisco. Desafios da Alfabetização Científica. In: Ciência Cultura e Sociedade: A importância da educação científica hoje, 2003, Ciclo 21 da Fundação Planetária. Rio de Janeiro. DAWES, L., Talk and Learning in Classroom Science, International Journal of Science Education, v.26, n.6, 677-695, 2004. DELIZOICOV, Demétrio; ANGNOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3ª edição. São Paulo, Cortez, 2009. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores associados, 2007. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27º edição, editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2003. ________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completem. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. ________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. ________. Conscientização: teoria e prática da libertação. Editora , Centauro, São Paulo, 2001. _______. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Disponível << acervo paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3172>>. Acesso 12/12/2014. FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue S.R.L., 1997. ________. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre: Editora do Instituto de Física da UFRGS, v. 8, n. 2, 2003. GHEDIN, Evandro (coord.) et al. Currículo e ensino básico. Manaus: UEA Edições, 2007. GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. HURD, P.D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education. v. 82, n. 3, 407-416, 1998. 82 GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Tradução: Atílio Brunetta. 10ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. HENNIG, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências: Interlocução e complementaridade. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. HURD, P. D. Scientific literacy: new mind for a changing world. In: Science & Education. Stanford, n. 82, p. 407-416.1998. KEMP, A.C. Implications of diverse meanings for "scientific literacy.Paper presented at the Annual International Conference of the Association for the Education of Teachers in Science. Disponível em <<http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED465602.pdf>>. Acesso em 20/03/ 2014. KLEIMAN. A (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. _________. Projeto temático letramento do professor. São Paulo: UNICAMP,2005. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: A Conceptual Overview, Science Education, v.84, n.1, 71-94. . 2000 LEMKE, J.L. “Investigar para el Futuro de la Educación Científica: Nuevas Formas de Aprender, Nuevas Formas de Vivir”, Enseñanza de las Ciencias, v.24, n.1, 5-12, 2006. LIRA, Magadã Marinho Rocha de. Alfabetização científica e argumentação escrita nas aulas de ciências naturais: pontos e contrapontos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2009. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio pesquisa educação em ciências. vol. 3, n. 1, jun, 2001. LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parabola editorial, 2008 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: 21º edição, Vozes, 1994. MORAIS, Ponyelen Da Silva. Educar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2011. 83 NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. 170f. Tese (Livre- Docência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005. NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. Howliteracy in its fundamental senseis central toscientificliteracy. Science Education, Hoboken 87, n. 2, p. 224-240, mar., 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.1002/sce.10066>. Acesso em: 03 dez. 2013. OLIVEIRA, Gardênia Valéria de Andrade. Relação entre desempenho escolar em leitura e a aprendizagem de ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe. 2014. OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. OLIVEIRA, Will Fadul Alencar. Diagnóstico do Ensino de ciências naturais das escolas municipais de Manaus/AM: níveis de alfabetização cientifica de estudantes e proposta pedagógica para formação de professores de ciências. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2009. ROCHA, João Marinho da. Programa de manejo de quelônios amazônicos ”pé de pincha”: articulando a alfabetização científica em comunidades rurais do baixo amazonas. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2012. SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. –Artmed, Porto Alegre. 1998 SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2008 SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa De. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações Em Ensino De Ciências. V. 13, 2008. SEDUC, Aprendizado dos alunos: Amazonas.Disponível em << http://www.qedu.org.br /estado/ 104-amazonas/aprendizado>>. Acesso 15/10/2014 SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SILVA, Marília Luzia de Paiva e. Alfabetização científica nos anos iniciais Do ensino fundamental na rede municipal de piranguçu/mg: formação e prática. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Itajubá, 2013. 84 SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: 6º edição, contexto, 2010. _______________. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte Autêntica Editora, Belo Horizonte, 2009. STAKE, Robert. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9º edição, editora Cortez, São Paulo, 2010. VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista, 2001pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons