DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810
Title: Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
Other Titles: Children's Science and Literature Teaching: An Experience with Interdisciplinarity
Authors: Soares, Thaise Dayane Nery
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Keywords: Interdisciplinar;Interdisciplinary;Ciências;Literature;Escola;School;Disciplina;Subject
Issue Date: 4-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOARES, Thaise Dayane Nery. Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa refere-se ao ensino interdisciplinar com enfoque no Ensino de Ciências na Literatura Infantil. Foi feita coleta de dados em uma escola pública da cidade de Manaus, o qual realizou-se entrevista com a professora, atividade com os alunos do 5º ano do ensino fundamental e análise das atividades. O objetivo é investigar como se articula o ensino de ciências e a literatura infantil nas aulas, analisar a importância do ensino interdisciplinar na escola, se os livros literários são ofertados nas aulas cotidianas, como articula-se o interdisciplinar com as propostas didáticas para o ensino de ciências. Conforme o desenvolvimento e a articulação com os teóricos, foi possível compreender a necessidade de trabalhar o ensino interdisciplinar, mesmo compreendendo que a ciência possui sua particularidade, assim como a literatura infantil. Também evidenciou-se a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências articulado com a literatura infantil, por meio da ludicidade, de novos recursos e de uma metodologia mais abrangente e significativa.
Abstract: The present research refers to the interdisciplinary teaching focusing on Teaching Science in Children's Literature. Data were collected at a public school in the city of Manaus, which the regent teacher was interviwed, activity with the students of the 5th year of elementary school and analysis of activities. The goal is to investigate how the teaching of science and children's literature is articulated in class, to analyze the importance of interdisciplinary teaching in the school, if literary books are offered in daily classes, as articulates the interdisciplinary teaching proposals for teaching of science. According to the development and articulation with the theorists, it was possible to understand the need to work in interdisciplinary teaching, even though science has its particularity, as well as children's literature. The possibility of working with science education articulated with children's literature through playfulness, new resources and a more comprehensive and meaningful methodology was also significant.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons