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Título: Dificuldades de memorização no processo de ensino-aprendizagem da dança - um estudo com professores
Autor(es): Pires, Shaieny Guedes
Palavras-chave: Memória;;Ensino-aprendizagem;;Habilidades motoras;;Prática da dança;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This research discusses a study on the difficulties of memorization in the process of teaching and learning of dance from the view and opinion of teachers of practical disciplines of the undergraduate course in dance at the University of the state of Amazonas. Aiming to investigate the difficulties of memorization in the process of teaching and learning of dance, from the dialogue with teachers, we sought to identify the existence of difficulties of memorization by the students in dance classes, starting from what was reported by teachers; to analyze whether the difficulties of memorization influence the process of teaching and learning of dance; check in what circumstances the difficulties of memorization are manifested, and finally, discuss the use of strategy (s) by teachers to solve these difficulties of memorization. The teaching-learning process can be understood in general as the acquisition of new information and its integration to the set of knowledge already constructed, therefore, is interdependent on the processes of memory, including when it comes to training Who dance and the execution of the movements, because the memory is directly related to the final product. However, there is little research on the subject in the area of dance. The research was based on a bibliographical study, from the interview with nine professors of practical disciplines of the undergraduate course in dance at the University of the state of Amazonas and had their results studied from the content analysis. It was confirmed that the participating teachers identify difficulties of memorization in their students in the course practical classes, as well as consider them as an interfering factor in the teaching-learning process, according to the majority. It was found that the greatest recurrence of memorization difficulties is during ballet classes, during the execution of complex exercises, bilateral movements and sequences. But still, the difficulties of memorization are also present in other practices that require motor repertory. Most teachers say if they use and perceive their students using strategies to solve the difficulties of memorization and/or stimulate memory. However, it was found that, although some achieve a positive result, they do not collaborate effectively to overcome the difficulties, functioning only as palliative.
Descrição: Essa pesquisa aborda um estudo sobre as dificuldades de memorização no processo de ensino e aprendizagem da dança a partir da visão e opinião dos professores de disciplinas práticas do curso de graduação em Dança da Universidade do Estado do Amazonas. Objetivando investigar as dificuldades de memorização no processo de ensino e aprendizagem da dança, a partir do diálogo com professores, buscou-se identificar a existência de dificuldades de memorização por parte dos alunos nas aulas de dança, partindo do que foi relatado por professores; analisar se as dificuldades de memorização influenciam no processo de ensino e aprendizagem da dança; verificar em que circunstâncias as dificuldades de memorização se manifestam, e por fim, discutir a utilização de estratégia(s) por parte dos professores para solucionar essas dificuldades de memorização. O processo de ensino-aprendizagem pode ser entendido de modo geral como a aquisição de novas informações e sua integração ao conjunto dos conhecimentos já construídos, portanto, é interdependente dos processos da memória, inclusive quando se trata do treino de quem dança e da execução dos movimentos, pois a memória está diretamente relacionada ao produto final. Entretanto, há poucas pesquisas sobre o assunto na área da dança. Esta pesquisa se deu a partir de estudo bibliográfico e da entrevista com nove professores de disciplinas práticas do curso de graduação em Dança da Universidade do Estado do Amazonas. Os resultados foram estudados a partir da análise de conteúdo. Confirmou-se que os professores participantes identificam dificuldades de memorização em seus alunos nas aulas práticas do curso, bem como as consideram como fator interferente no processo de ensino-aprendizagem, segundo a maioria. Verificou-se que a maior recorrência das dificuldades de memorização se dá durante as aulas de balé, durante a execução de exercícios complexos, movimentos bilaterais e sequências. Mas as dificuldades de memorização estão presentes também em outras práticas que solicitem repertório motor. A maioria dos professores diz se utilizar e perceber seus alunos se utilizando de estratégias para solucionar as dificuldades de memorização e/ou estimular a memória. Entretanto, verificou-se que, ainda que algumas alcancem algum resultado positivo, elas não colaboram efetivamente para a superação das dificuldades, funcionando apenas como paliativos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1609
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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