Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1421
Título: | Ideais matemáticas na prática de um serralheiro - contexto para o ensino de matemática. |
Título(s) alternativo(s): | Ideal mathematics in the practice of a locksmith - context for the teaching of mathematics. |
Autor(es): | Souza, Roberta Luzia Soares de |
Palavras-chave: | Ideias Matemática;Etnomatemática;Ensino de Matemática |
Data do documento: | 11-Fev-2019 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | This work has the task of presenting the results of a research that aims to understand mathematical ideas mobilized in the practice of a locksmith who can constitute a context for the teaching of school mathematics. The research subject is a locksmith who has 29 years of profession. The research is of the qualitative type with contribution of the ethnographic research. The observation, the interview and the photographic record were used to collect the data. Data analysis was performed using the triangulation method. The results obtained allow us to state that in the context of the locksmith there is a mobilization of mathematical ideas in the construction of grids and in the instruments of work called jiggles. Such ideals are related to mathematical contents taught in Basic Education, both in Elementary and High School, that can be used by the teacher as context for the teaching of mathematics. |
Descrição: | Este trabalho tem incumbência de apresentar os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo compreender ideias matemáticas mobilizadas na prática de um serralheiro que podem se constituir contexto para o ensino da matemática escolar. O sujeito da pesquisa é um serralheiro que possui 29 anos de profissão. A pesquisa é do tipo qualitativa com contribuição da pesquisa etnográfica. Para a coleta dos dados foram utilizados a observação, a entrevista e o registro fotográfico. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação. Os resultados obtidos permitem afirmar que no contexto do serralheiro há uma mobilização de ideias matemáticas nas construções de grades e nos instrumentos de trabalho denominados de gabaritos. Tais ideais têm relação com conteúdos matemáticos ensinados na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, que podem ser usado pelo professor como contexto para o ensino de matemática. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1421 |
Aparece nas coleções: | TMP-2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ideais matemáticas na prática de um serralheiro - contexto para o ensino de matemática..pdf | 936,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons