DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Dayane Maria Nunes de-
dc.date.available2018-03-12T12:02:29Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/853-
dc.descriptionEste trabalho é um convite a um mergulho nas raízes ancestrais, que pretende refletir sobre ser indígena ontem e hoje, aqui faço uma aproximação com o teatro, pensando como o trabalho com a improvisação teatral pode se inspirar nas manifestações culturais, como os rituais sagrados, que apresentam tantos elementos de performatividade quanto de teatralidade. O diálogo com os saber Tariano reverbera em meu fazer artístico e pedagógico com o teatro que tenho a honra de compartilhar com o grupo Tariano Diroá Bayá, saberes estes que contribuem no processo de ensino aprendizagem na criação das montagens cênicas do grupo. Os principais momentos desse processo que descrevo são cinco: Mãhsĩse (sabedoria) - o saber Tariano do 3° clã, werekãse (transmissão) – sonhos, benzimentos, os sinais da natureza e o corpo, wenhõna (apresentar) - teatralidades da etnia tariano, nhawёnhôná (preparado) - a improvisação teatral, Pooterikána Boesé –(Educação Indígena)- Tĩ’õnhase- (Reflexões sobre os diálogos de vivências e práticas).pt_BR
dc.description.abstractThis work is an invitation to a dive in the ancestral roots, which intends to reflect on being indigenous yesterday and today, here I approach the theater, thinking how the work with theatrical improvisation can be inspired by the cultural manifestations, such as the sacred rituals, which have as many elements of performativity as of theatricality. The dialog with the knowledge Tariano reverberates in my artistic and pedagogical work with the theater that I have the honor to share with the group Tariano Diroá Bayá, knowledge that contribute in the process of teaching learning in the creation of the group's scenic montages. The main moments of this process are five: Mãhsĩse (wisdom) - Tarian knowledge of the 3rd clan, werekãse (transmission) - dreams, blessings, signs of nature and body, wenhõna (present) - theatricalities of the Tarian ethnic group, nhawёnhôná (prepared) - theatrical improvisation, Pooterikána Boesé - (Indigenous Education) - Tĩ'õnhase- (Reflections on the dialogues of experiences and practices).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImprovisação Teatralpt_BR
dc.subjectGrupo Tariano Diroá Bayápt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.titleDiálogo entre saberes: repensando a improvisação teatral a partir da vivência com o grupo tariano DIROÁ BAYÁpt_BR
dc.title.alternativeDialogue between knowledge: rethinking the theatrical improvisation from the experience with the Tarian group DIROÁ BAYÁpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-12T12:02:29Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons