DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Mildes-
dc.date.available2018-03-05T13:50:25Z-
dc.date.issued2018-01-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/813-
dc.descriptionO presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que versa sobre “Interface entre aprendizagem significativa e oficinas pedagógicas: Análise de uma experiência realizada junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”, realizada com o objetivo de estudar a eficácia das oficinas pedagógicas como procedimento metodológico capaz de promover a aprendizagem significativa no ensino de Geografia junto aos alunos da escola. A aprendizagem significativa ocorre quando há empenho perante as práticas pedagógicas regidas pelo educador, e as oficinas revelam que os estudantes são mais ativos e participativos quando são estimulados por essas atividades. O projeto com a horta escolar foi a maneira encontrada para despertar no educando o interesse ao ensino de geografia, motivando a aprendizagem significativa e realização das práticas interdisciplinares pelos professores. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa com abordagem dialética, sendo necessária a aplicação de questionários abertos aos estudantes e entrevistas estruturadas aos professores. Os resultados demonstram que atividades como essa não eram frequentes e apontam para a necessidade do desenvolvimento de oficinas pedagógicas, visto que os alunos consideram aulas com essa metodologia, facilitadoras de sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractO present trabalho presents the results of research on "Interface between meaningful apprenticeship and pedagogical offices: An analysis of an experience carried out together with some 6th year of Fundamental Education", carried out with the objective of studying the effectiveness of pedagogical offices as a methodological procedure able to promote significant apprenticeship not ensino of Geography next to alunos da escola. A significant learning ocorre quando ha empepenho perante pedagogical practices governed hair educator, the offices revealed that the students are more active and participatory when they are stimulated by these activities. Or projeto com a horta escolar foi a manaira found to wake up not educating or interested in or ensino of geography, motivating to significant learning and accomplishment of interdisciplinary practices hairs professors. O trabalho foi unveiled by qualitative research with dialectical approach, it would be necessary to apply questions open to students and interviews structured teachers. The results show that activities such as this are not frequent and are necessary for the development of pedagogical offices, given that some students consider classrooms with this methodology, facilitators of their learning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.titleInterface entre aprendizagem significativa e oficinas pedagógicas: análise geográfica de uma experiência realizada junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Geny Bentes de Jesuspt_BR
dc.title.alternativeInterface between meaningful apprenticeship and pedagogical offices: geographical analysis of an experience carried out together with some 6th year of the fundamental teaching of Geny Bentes de Jesuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T13:50:25Z-
Aparece nas coleções:TMP-2018



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons