DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Junior Peres de-
dc.date.available2017-11-23T12:57:49Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/732-
dc.descriptionEste trabalho trata das causas e consequências do uso de drogas ilícitas com foco na configuração dos problemas acarretados no processo de escolarização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Francisco Mendes – Tabatinga/AM. O objetivo é descobrir os elementos que originam o contato dos alunos com as drogas, as consequências, relatar os problemas de aprendizagem que surgem desse contexto e ainda verificar o porquê da ocorrência deste fenômeno na escola. O trabalho ainda defende a relevância das medidas preventivas que a escola deve efetivar no combate ao fortalecimento do consumo de drogas pelos alunos. Quanto a metodologia utilizada, foi necessário o estudo de caso com uma abordagem qualitativa, e a natureza da pesquisa revela uma relação entre Educação, Sociedade e Escola, pois trata-se da inserção de um crescente problema social no contexto da escola. As técnicas de coleta de dados foram observação, questionários mistos e entrevista estruturada. Diante da análise dos dados coletados foi possível perceber diversas interferências no processo de escolarização dos alunos como dificuldades de aprendizagem, desmotivação, desistência, evasão escolar e ausência de medidas preventivas que acabavam agravando o problema do uso de drogas na escola.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo trata de las causas y consecuencias del uso de drogas ilícitas con foco en la configuración de los problemas acarreados en el proceso de escolarización de los alumnos de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Escuela Municipal Francisco Mendes - Tabatinga / AM. El objetivo es descubrir los elementos que originan el contacto de los alumnos con las drogas, las consecuencias, relatar los problemas de aprendizaje que surgen de ese contexto y aún verificar el porqué de la ocurrencia de este fenómeno en la escuela. El trabajo todavía defiende la relevancia de las medidas preventivas que la escuela debe efectuar en el combate al fortalecimiento del consumo de drogas por los alumnos. En cuanto a la metodología utilizada, fue necesario el estudio de caso con un abordaje cualitativo, la naturaleza de la investigación revela una relación entre Educación, Sociedad y Escuela, pues se trata de la inserción de un creciente problema social en el contexto de la escuela. Las técnicas de recolección de datos fueron observación, cuestionarios mixtos y entrevista estructurada. Ante el análisis de los datos recogidos fue posible percibir diversas interferencias en el proceso de escolarización de los alumnos como dificultades de aprendizaje, desmotivación, desistimiento, evasión escolar y ausencia de medidas preventivas que acababan agravando el problema del uso de drogas en la escuela.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblemas de aprendizagempt_BR
dc.subjectDrogas-causaspt_BR
dc.subjectDrogas - consequênciaspt_BR
dc.subjectdrogas - alunospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: causas e consequências do uso de drogas ilícitas na configuração de problemas na escolarização dos alunos da escola municipal Francisco Mendespt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education: causes and consequences of the use of illicit drugs in the configuration of problems in the schooling of students of the municipal school Francisco Mendespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-23T12:57:49Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons