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dc.contributor.authorLima, Raquel Fernandes de-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T17:28:11Z-
dc.date.issued2019-06-20-
dc.identifier.citationLima, Raquel Fernandes de, Aperfeiçoamento da comunicação no centro de atendimento ao turista do mercado municipal Adolpho Lisboa, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5939-
dc.description.abstractThis work presents as its theme tourism service and investigates “The Quality of Communication in the Tourist Service Center – CAT located in the Adolpho Lisboa Municipal Market”, a place for tourist visits in city ​​of Manaus. The observations made on site by the researcher who performed the role of attendant at CAT Mercado showed distinctions in communicationprocess, as well as influences that compromised the quality of service to tourists, especially foreigners. These observations sparked interest in investigating the communication process in this tourist service location.The general objective was to investigate the communication process between tourists and attendants at CAT Mercado, in Manaus. As specific objectives, evaluate the quality of communication in the service process; raise awareness among employees about the importance of transmission of accurate information and; propose improvements to service. THE study was based on research previously carried out in CATs to outline the methodological path with direct observations, field research combined with performance evaluation form and field notebook. AND exploratory and experimental work, with a view to offering a training through a workshop and workshop on customer service tourist at CAT and in the Market. Its results could contribute to the planning of Higher Education Institutions that offer training in Tourism, in the preparation and monitoring of the intern by the coordinator of internship and also for the intern who often starts an activity without any planning. Training is of great importance for the intern in Tourism, because if it is continually prepared to perform its function of welcoming and informing tourists with excellent communication, both tourists and interns will have better results in communication and information about the place visited. Training for interns improves communication with Brazilians and foreigners and ultimately demonstrates analysis, the importance that Amazonas attributes to tourismpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCATpt_BR
dc.subjectCATpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectatendimentopt_BR
dc.subjectservicept_BR
dc.titleAperfeiçoamento da comunicação no centro de atendimento ao turista do mercado municipal Aldopho Lisboapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T17:28:11Z-
dc.contributor.advisor1Jesus., Edilza Laray de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4700826T1pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4700826T1pt_BR
dc.contributor.referee2Simonetti., Susy Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413430472638905pt_BR
dc.contributor.referee3Nelson, Sherry Prince-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como tema o atendimento em turismo e investiga sobre “A Qualidade da Comunicação no Centro de Atendimento ao Turista – CAT situado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, local de visitação turística na cidade de Manaus. As observações feitas in loco pela pesquisadora que desempenhou a função de atendente no CAT Mercado mostraram distinções no processo de comunicação, bem como influências que comprometiam a qualidade do atendimento ao turista, principalmente o estrangeiro. Essas observações despertaram o interesse em investigar o processo de comunicação nesse local de atendimento turístico. O objetivo geral foi de investigar sobre o processo de comunicação entre turistas e atendentes no CAT Mercado, em Manaus. Como objetivos específicos, avaliar a qualidade da comunicação no processo de atendimento; sensibilizar os atendentes sobre a importância da transmissão de informações precisas e; propor melhorias para o atendimento. O estudo tomou por base pesquisas anteriormente realizadas em CATs para delinear o percurso metodológico com observações diretas, pesquisa de campo combinada com formulário de avaliação de desempenho e caderno de campo. É um trabalho exploratório e experimental, tendo em vista a oferta de um treinamento por intermédio de um workshop e oficina de sobre o atendimento ao turista no CAT e no Mercado. Seus resultados poderão contribuir tanto para o planejamento das Instituições de Ensino Superior que oferecem a formação em Turismo, no preparo e acompanhamento do estagiário pelo coordenador de estágio e ainda para o estagiário que muitas vezes inicia uma atividade sem qualquer planejamento. O treinamento tem grande importância para o estagiário em Turismo, pois se continuamente ele for preparado para o desempenho de sua função de acolher e informar os turistas com excelência na comunicação, tanto os turistas quanto os estagiários terão melhores resultados na comunicação e informação do local visitado. A formação para os estagiários melhora a comunicação com brasileiros e estrangeiros e demonstra, em última análise, a importância que o Amazonas atribui ao turismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiencias sociais aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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