DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5914
Título: Meios alternativos para aprendizagem de geografia para o estudante com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Título(s) alternativo(s): Alternative means of learning geography for students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)
Autor(es): Almeida, Jamelly Mesquita de
Orientador(es): Santos, Danielle Mariam Araujo dos
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;TDAH;Aprendizagem de geografia;Recursos;Metodologias;Attention deficit hyperactivity disorder;Geography learning;Resources;Methodologies
Data do documento: 7-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Jamelly Mesquita de. Meios alternativos para aprendizagem de geografia para o estudante com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2024. 86 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O objetivo da pesquisa se centra na perspectiva de analisar e demonstrar metodologias e/ou recursos para estudantes com TDAH na aprendizagem de Geografia. Com uma pesquisa descritiva e exploratória, com o procedimento de cunho documental e bibliográfico. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas principalmente genéticas, com três sintomas característicos (desatenção, hiperatividade e impulsividade), que afeta a autorregulação, comportamento e as funções executivas (inibição, emoção, ação, energia, recordação, foco e autoavaliação), das pessoas que este transtorno. O DSM-V determina três subtipos do TDAH: predominante desatento, predominante hiperativo/impulsivo e a apresentação combinada (ambos os subtipos). Através do estudo, foi possível compreender que os estudantes com TDAH gostam de atividades e/ou trabalhos que participam de modo mais ativo. Dessa forma, estudantes com TDAH precisam de estímulos como cores, som, textura, novidade e motivação nas aulas de Geografia, uma vez que as aulas monótonas e chatas normalmente não condizem com o perfil deste estudante. Em razão disso, o ensino conversador e institucional da Geografia exige que os estudantes fiquem quietos, calados e passivos, o que não caracteriza os estudantes com TDAH, que são biologicamente hiperativos, o que resulta em exclusão deste estudante que não se encaixa no modelo. Isto posto, são apresentadas três atividades com metodologias e/ou recursos que englobam as diversidades destes estudantes com o TDAH. Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aprendizagem de Geografia. Recursos. Metodologias
Abstract: The objective of the research focuses on the perspective of analyzing and demonstrating methodologies and/or resources for students with ADHD when learning Geography. With descriptive and exploratory research, with a documentary and bibliographical procedure. ADHD is a neurobiological disorder with mainly genetic causes, with three characteristic symptoms (inattention, hyperactivity and impulsivity), which affects self-regulation, behavior and executive functions (inhibition, emotion, action, energy, recall, focus and self-evaluation), of people with this disorder. The DSM-V determines three subtypes of ADHD: predominant inattentive, predominant hyperactive/impulsive and combined presentation (both subtypes). Through the study, it was possible to understand that students with ADHD enjoy activities and/or work in which they participate more actively. Therefore, students with ADHD need stimuli such as colors, sound, texture, novelty and motivation in Geography classes, since monotonous and boring classes normally do not match this student's profile. Because of this, the conversational and institutional teaching of Geography requires students to remain quiet, silent and passive, which does not characterize students with ADHD, who are biologically hyperactive, which results in the exclusion of this student who does not fit the model. That said, three activities are presented with methodologies and/or resources that encompass the diversity of these students with ADHD. Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Geography Learning. Resources. Methodologies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5914
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.