Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de | - |
dc.date.available | 2024-08-14 | - |
dc.date.available | 2024-08-22T15:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
dc.identifier.citation | Andrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de. A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863 | - |
dc.description.abstract | This study examined the edition of Antonio Vivaldi's Concerto in A Minor included in the Suzuki Violin Method. It focused on the historical context of the piece, the analysis of critical and Urtext editions, and the pedagogical perceptions of teachers using the Suzuki Method. Findings revealed that Nachez's edition is well-received within the Suzuki context, despite some identified technical challenges. This research contributes to a deeper understanding of violin teaching practice and pedagogy, highlighting the significance of edition choice in musical learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edição musical | pt_BR |
dc.subject | Arcadas | pt_BR |
dc.subject | Concerto para violino | pt_BR |
dc.subject | Método Suzuki | pt_BR |
dc.subject | Sheet music editing | pt_BR |
dc.subject | Bowing | pt_BR |
dc.subject | Violin concert | pt_BR |
dc.subject | Suzuki Method | pt_BR |
dc.title | A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadas | pt_BR |
dc.title.alternative | The edition of the 1st movement of Vivaldi's violin concerto in A minor, present in the Suzuki method: historical context and arcade changes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T15:34:35Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Bárbara Bianca Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147536200590014 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Bárbara Bianca Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147536200590014 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jouk, Igor | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960827762323362 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Krastanova, Miroslava Trykova | - |
dc.description.resumo | O presente estudo investigou a edição do Concerto em Lá Menor de Antonio Vivaldi, incluída no Método Suzuki para ensino de violino. A pesquisa focou no contexto histórico da peça, na análise das edições críticas e Urtext, e nas percepções pedagógicas de professores que utilizam o Método Suzuki. Os resultados indicaram que a edição de Nachez é bem aceita no contexto Suzuki, apesar de algumas dificuldades técnicas específicas serem identificadas. A pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da prática e pedagogia no ensino do violino, ressaltando a importância da escolha de edições no processo de aprendizado musical. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BERBERT, C. O Processo de Edição Musical. São Paulo: Editora Musa, 2020. CARACI, V. Edições Musicais e sua Tipologia. Milão: Ricordi, 1995. CARPEAUX, O. M. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro: Alhambra, 1999. FEDER, H. Classificação das Edições Musicais. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. FIGUEIREDO, S. Edição Crítica na Música. Porto: Afrontamento, 2014. FISCHER, L. Ensino de Música: Desafios e Soluções. Berlin: Springer, 2023. GRIER, J. Tipos de Edição Musical. Lisboa: Editorial Caminho, 1996. HARNONCOURT, N. Interpretação Musical: Música como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1998. HAZAN, J. Edição Urtext e o Barroco. Paris: L’Harmattan, 2004. HEIDRICH, J. A Redescoberta da Música Barroca. Rio de Janeiro: Editora Musimed, 2009. HELLER, Karl. Vivaldi: Genius of the Baroque. Chicago: University of Chicago Press, 2002 JONES, D. Pedagogia Suzuki: Uma Análise Contemporânea. Nova Iorque: Alfred Music, 2015. KENDALL, J. The Suzuki Violin Method in American Music Education. Reston: The American String Teacher Association, 1990. 30 LANDERS, R. The Suzuki Method: Principles, Practice and Perceptions. Malabar: Krieger Publishing Company, 2002. MAURER, D. Learning from Young Children: Research in Early Childhood Music. Rowman & Littlefield, 1999. MILLER, R. Aprendizado de Instrumentos Musicais: Estratégias e Metodologias. Boston: Berklee Press, 2024. RIERA, G. J. M. O Manuscrito MM 4824 e as 13 sonatas de Pedro Lopes Nogueira. 2020. SALLES, M.I. Proposta de ensino para professores Suzuki-com inclusão de princípios dos métodos de Paul Rolland, Kató Havas e da pedagogia Waldorf. In: Anais do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical. 2014. SMITH, J. Tendências no Ensino de Violino. Londres: Oxford University Press, 2024. SUZUKI, S. Nurtured by Love: The Classic Approach to Talent Education. Miami: Alfred Music, 1983. SUZUKI, Shinichi. Suzuki Violin School, Volume 4. Miami: Warner Bros. Publications, 1999. TALBOT, Michael. Antonio Vivaldi: A Guide to Research. Nova York: Routledge, 2000. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki contexto histórico e alterações de arcadas.pdf | Arquivo Principal | 748,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.