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dc.contributor.authorFrança, Deize Martins-
dc.date.available2024-08-16-
dc.date.available2024-08-19T17:19:29Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationFrança, Deize Martins. O empoderamento das mulheres ribeirinhas por meio ingresso da Universidade de Tefé. 2024. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5850-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the role of the University in the lives of riverside women and how they made this education a means to improve their lives and, consequently, empower themselves as women, through education. This dissertation consists of qualitative research, with a case study, with the participation of the University of the State of Amazonas, the Centro de Estudos Superior de Tefé, riverside women who had their time at the University and who brought new knowledge and collaboration to their communities. For the case study, four women participated, currently graduates and teachers in the municipal education network, in which the main purpose was to show their learning trajectory, both at the university and in everyday life in their community, since childhood. to the present day, through semi-structured interviews, presenting the following aspects: the first is the presentation of these women, showing their reality since childhood in the community, their learning, work and family structure, the second is showing the contributions of university to the community and specifically the research interlocutors and finally, to show the achievements of these women through their academic training. For this study, we guided the theoretical aspects based on contributions from authors such as: Geertz (1989), Bourdieu (2007), Freire (2003), Woortman (2010), Joice Berth (2019). In this study, it was possible to understand how academic training enabled riverside women, in this specific work, to change their lives through education, understanding but highlightingthat public policies are essential for their permanence at University. flawed for this public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmulheres ribeirinhaspt_BR
dc.subjecteducação acadêmicapt_BR
dc.subjectempoderamento femininopt_BR
dc.subjectriverside womenpt_BR
dc.subjectacademic educationpt_BR
dc.subjectfemale empowermentpt_BR
dc.titleO empoderamento das mulheres ribeirinhas por meio ingresso da Universidade de Tefépt_BR
dc.title.alternativeThe empowerment of riverside women through admission to the University of Tefépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T17:19:29Z-
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nelissa Peralta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nelissa Peralta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Marília de Jesus da Silva e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0340816209069718pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Patrícia da Silva-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por finalidade, analisar o papel da Universidade na vida de mulheres ribeirinhas e como elas tornaram essa educação um meio para melhorar suas vidas e, consequentemente, empoderar-se como mulher, por meio da educação. Essa dissertação se constitui em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com estudo de caso, com a participação da Universidade do Estado do Amazonas, do Centro de Estudos Superiores de Tefé, de mulheres ribeirinhas que tiveram sua passagem pela Universidade e que levaram novos conhecimentos e colaboração às suas comunidades. Para o estudo de caso, teve como participação quatro mulheres, atualmente graduadas e professoras da rede municipal de ensino, em que o propósito maior foi mostrar sua trajetória de aprendizagem, tanto na Universidade, quanto no dia a dia em sua comunidade, desde a infância até os dias atuais, por meio de entrevistas abertas, apresentando a história de vida das mulheres mostrando sua realidade desde a infância na comunidade, seus aprendizados, trabalhos e estrutura familiar, o segundo é mostrar as contribuições da Universidade para a comunidade e em específico as interlocutoras da pesquisa e por último, mostrar as conquistas dessas mulheres através de sua formação acadêmica. Para esse estudo, norteamos os aspectos teóricos a partir de contribuições de autores como: Geertz (1989), Bourdieu (2007), Freire (2003), Woortman (2010), Joice Berth (2019). Neste estudo, foi possível compreender como a formação acadêmica possibilitou às mulheres ribeirinhas, deste trabalho em específico, a mudarem de vida por meio da educação. O estudo mostra também como as políticas públicas são fundamentais para a permanência das mulheres ribeirinhas na Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanaspt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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